Benfica: Cronologia da relação de Schmidt com os adeptos
Roger Schmidt chegou e conquistou depressa os adeptos. Mas a situação entretanto mudou e a contestação obrigou até à intervenção de Rui Costa. Foto: Miguel Nunes/ASF

Benfica: Cronologia da relação de Schmidt com os adeptos

NACIONAL11.12.202308:15

Da lua de mel à contestação em ano e meio

24 de maio 2022
Acabado de chegar a Lisboa, ainda no aeroporto, e depois de saudar os jornalistas em português — «Bom dia», disse –, o treinador alemão começa a conquistar os adeptos. «Amo o futebol e quem ama o futebol, ama o Benfica», atirou. Foi música para os ouvidos dos benfiquistas. 

18 setembro 2022
Depois somar a 13.ª vitória seguida no arranque da temporada – goleada ao Marítimo, por 5-0 – e antes da primeira pausa para o compromisso das seleções, eis a primeira manifestação de felicidade. Benfica, depois de qualificar-se para a fase de grupos da Champions, já somara triunfos sobre Maccabi Haifa (2-0) na Luz e Juventus (2-1) em Turim. No campeonato, liderava com mais dois pontos que SC Braga e cinco que FC Porto. «Estou feliz por estar aqui desde o primeiro dia. É um grande clube, com gente simpática. Senti-me sempre bem-vindo. Temos passado bons momentos juntos. Estou a gostar de todos os dias. Não tinha expectativa quando começámos. Queremos mostrar bom futebol. Temos de ganhar muitos jogos. Temos de estar sempre muito focados e preparar o próximo jogo da melhor forma. É bom para nós, um bom começo. Estamos com muita confiança, mas estamos apenas no início», partilhou. 

Benfica: Ferida por sarar

11 dezembro 2023, 08:00

Benfica: Ferida por sarar

Contestação a Roger Schmidt nunca foi tão forte como no jogo com o Farense; Rui Costa saiu em defesa dele e não deu margem para outras interpretações: «É o treinador do projeto»; últimos episódios na Luz uniram a equipa

28 de outubro de 2022
Convidado a explicar a frase «quem ama o futebol, ama o Benfica», antes de um jogo em Chaves, Schmidt tinha reforçado a convicção de ter feito a melhor escolha. «Naquela altura já tinha a sensação certa. Não é que já conhecesse o clube muito bem, mas era o que sentia quando falava com as pessoas, com o Rui Costa, o Lourenço [Pereira Coelho]… fiquei com a ideia que era o sítio indicado para vir treinar e foi por isso que disse o que disse. Agora conheço o clube, as pessoas, a cultura. É um clube extraordinário, há muita paixão, muito amor, qualidade, conhecimento, e basta ver jogos como o de terça-feira e ver o ambiente no estádio e a paixão das pessoas. Era tudo o que esperava vir a encontrar. Agora conheço o Benfica muito melhor e estou muito contente de ter sentido isto até antes de assinar o contrato», disse. 

31 de janeiro de 2023
No fim do mercado e longa novela, Enzo Fernández foi transferido para o Chelsea por €121 milhões. Mensagem de confiança aos adeptos: «Benfica é muito maior que um jogador. Precisamos apenas de jogadores que estejam felizes por jogar no Benfica, que sejam apaixonados. Tínhamos um jogador que queria sair e um clube disposto a pagar a cláusula, não podíamos fazer nada. Aceitamos e olhamos em frente.» 

7 de abril de 2023
FC Porto reduz para sete pontos a distância para o Benfica no campeonato depois de vencer na Luz. Valorizou apoio dos adeptos: «Não tivemos muitos jogos maus, mas, se compararmos com o nível que normalmente apresentamos, esta foi a exibição mais pobre da época. Os adeptos apoiaram-nos muito, mesmo quando não jogámos tão bem. Acreditam em nós e é disso que a equipa precisa.»

15 de abril de 2023 
Na jornada seguinte, 28.ª, Benfica volta a perder, agora em Chaves (0-1). Pior fase da época. Derrotas com FC Porto, Inter (1.ª mão dos quartos de final) e Chaves. Com os dragões agora a quatro pontos apelo à união: «Quando perdes, há sempre muito ruído à volta da equipa. É algo para o qual estamos preparados. Temos de continuar juntos. Experiências como estas fazem-nos crescer. A equipa já mostrou que consegue reagir.» 

21 de maio de 2023
Benfica empata em Alvalade a dois golos na penúltima jornada. FC Porto reduz a distância para dois pontos: «Claro que desde o início que queríamos ganhar, mas quando estamos a perder 2-0 ao intervalo e terminamos o jogo com um resultado de 2-2 temos de aceitar esse ponto. Estamos muito motivados para fazer um grande jogo para a semana, no nosso estádio, e para mostrar que merecemos ser campeões.» 
 

27 de maio de 2023
Benfica é campeão nacional depois de vencer o Santa Clara, por 3-0. «É uma mistura de grande felicidade, com o orgulho de fazer parte do Benfica. É também um alívio, pois foi uma viagem muito longa. Foi com grande esforço que chegámos aqui. Desde que começámos, no verão passado, que o objetivo era voltar a ser campeão. Sabíamos que o Benfica não vencia há quatro anos, assim como sabíamos que a nação benfiquista queria uma a época bem-sucedida», afirmou, ainda no estádio. 

28 maio de 2023
«Nunca vi nada assim», confessou, no dia seguinte, em entrevista de final da época, na qual também partilhou: «A pior fase da época foram 10 dias. Na próxima temporada vamos tentar fazer um pouco melhor e mudar um pouco o estilo de jogo.»

9 de agosto de 2023
A época arranca com a conquista da Supertaça, vitória, por 2-0, sobre o FC Porto: «É um troféu, fica para sempre. Foi o que eu disse aos jogadores antes do jogo. Quando se olha para trás, para a carreira, fala-se sempre de títulos. É claro que é só a Supertaça, sabemos que não é o troféu mais importante que podemos ganhar. O valor da Supertaça também depende sempre do adversário. Se jogamos contra o FC Porto, que ganhou a última Taça de Portugal e a Taça da Liga, e quando as duas equipas dão tudo – os jogadores jogaram como se fosse a final do Mundial –, claro que é importante.» 

14 de agosto de 2023
Benfica perde com Boavista (2-3), no Bessa, na primeira jornada: «Não houve excesso de confiança. Claro que temos muita confiança, já fizemos muitos jogos e sabemos que podemos ganhar em qualquer lado. Mostrámos isso na época passada e também já o mostrámos nesta temporada.» No final do jogo, não hesitou em apontar o dedo a Vlachodimos: «Não foi o melhor dia dele, para ser sincero. Foi muito óbvio, não temos de esconder isso. Ele jogou muitos bom jogos, acho que contra o Boavista ele podia ter feito melhor. Se virmos o jogo todo, vemos que tiveram três momentos para marcar golo e todos os três momentos foram golo.» 

19 de agosto de 2023
Samuel Soares é titular com o Estrela da Amadora, depois da discussão entre Vlachodimos e Schmidt. «Não tenho comentários a fazer sobre isso», reagiu quando questionado sobre o conflito. «Depois de segunda-feira, ficou claro que queria energia fresca nesta posição e tinha de mudar de guarda-redes. Decidi apostar em nova energia na posição de guarda-redes. Samuel esteve muito bem na pré-época, estava muito perto e decidimos dar-lhe uma oportunidade», disse Schmidt. 
 

7 de outubro de 2023
Depois de derrota (0-1) com o Inter, segunda na Champions, Benfica vence, com dificuldade, Estoril (1-0), na Amoreira. Equipa não joga bem. Acabou-se o romantismo: «Foi um teste difícil. Não interessa como, interessa que ganhámos. E merecemos ganhar.» 

23 de outubro de 2023
Antes do jogo com a Real Sociedad, da terceira jornada da Liga dos Campeões, diz que «os jogos mais importantes da época são sempre contra o FC Porto». Diria no dia seguinte que foi uma piada. 

24 de outubro de 2023
Terceira derrota seguida na Champions, com Real Sociedad (0-1), e o tribunal da Luz mostra os primeiros lenços brancos: «O apoio dos adeptos tem sido fantástico e o ambiente é bom, mas se não estiverem satisfeitos pela forma como jogámos, podem demonstrá-lo. Nós também não estamos felizes pela forma como atuámos frente à Real Sociedad. Estamos desiludidos com a exibição, tal como eles. O nosso objetivo é demonstrar aos adeptos, desde o primeiro segundo, que queremos fazer coisas de forma diferente. Tenho 100 por cento certeza de que os adeptos vão estar do nosso lado, como sempre. Nós temos de mostrar que eles podem contar com os jogadores. É isso que os adeptos querem ver da nossa equipa e é por isso que percebo a reação que tiveram 
 

27 de outubro de 2023
«Não, não sinto que o meu lugar esteja em risco», disse na antevisão ao jogo com o Casa Pia, na qual falou da contestação dos adeptos: «É normal, a nossa ambição é jogar bom futebol e ganhar jogos. Isso é também o que os adeptos esperam de nós. O seu apoio foi sempre fantástico, o ambiente foi sempre bom, mas se não estão contentes com a forma como jogamos, claro que podem demonstrá-lo.» 

28 de outubro de 2023
Benfica empata (1-1) com o Casa Pia. Contestação sobe de tom: «Acho que os adeptos foram fantásticos enquanto estivemos por cima do jogo. Apoiaram-nos e creio que mostraram que estavam felizes com a performance da equipa. Quando sofremos o 1-1, claro que esperavam que ganhássemos o jogo, fosse como fosse. Não fomos capazes de fazer o segundo golo e eles ficaram tão frustrados quanto nós. Querem ser campeões como nós, mas se não ganharmos estes jogos, mesmo controlando e dominando.» 

12 de novembro de 2023
Benfica vence o Sporting, por 2-1, e chega à liderança com os mesmo pontos dos leões: «Não é uma nova vida, é uma grande vitória, só isso. Se estamos a perder 0-1 e já é tempo de compensação e marcamos o 1-1, na verdade, já estamos felizes. Mas ainda faltavam dois minutos e os jogadores mostraram que queriam ganhar este jogo. Até agora, na Liga Portuguesa, estamos a ter uma época muito boa, é por isso que estamos em primeira. Temos de distinguir. A nossa exibição na Liga dos Campeões não foi boa, estamos desiludidos com isso. Mas temos sempre de ver o plano geral e o que os jogadores estão a fazer depois de perdermos alguns jogadores muito importantes, termos alguns jogadores muito importantes lesionados atualmente e termos de improvisar em algumas posições.»

3 de dezembro de 2023
Nulo do Benfica com o Moreirense, em Moreira de Cónegos. Schmidt fala apenas na entrevista rápida à Sport TV, por não haver tradutor: «A época é uma corrida longa, não é um sprint, por isso, às vezes, em semanas como estas, se não marcamos, temos de aceitar que é apenas um empate.» 

7 de dezembro de 2023
Na antevisão ao jogo com o Farense, fala da insatisfação dos adeptos: «Alguns estarão descontentes, mas nem todos têm a mesma opinião, a maioria dos adeptos está satisfeita com a equipa. Os adeptos não pensam todos da mesma maneira, alguns estão muito satisfeitos, até pelo que fizemos no último ano e meio. Se virem como o Benfica estava quando começámos e como está agora, acho que houve uma grande evolução. Há sempre pessoas mais negativas, é normal, é assim no futebol e também na sociedade. Há sempre críticos à espera de alguma coisa que corre mal para aparecer e gritar alto, mas mantemos a confiança. Sabemos que a maioria dos adeptos nos apoia.» 

8 de dezembro de 2023
Depois do jogo com o Farense, aconselha adeptos que contestaram as decisões e atiraram objetos para a zona dele a ficar em casa: «Em relação ao que aconteceu nas bancadas, quero agradecer aos adeptos que nos apoiaram e que apoiaram até ultimo minuto. E aos outros, os negativos, por favor fiquem em casa, porque não é bom para a equipa, se não estiverem felizes com o que os jogadores fizeram [com o Farense], como adeptos do Benfica fiquem em casa. Não podemos jogar melhor, lutar mais, ser mais equipa, se não estiveram felizes com esta equipa por favor fiquem em casa, não podemos fazer melhor. Se não são capazes de apoiar a equipa quando esta põe tanto esforço no jogo, então é melhor ficarem em casa e voltarem quando formos campeões e celebrarmos no Marquês de Pombal. Fazê-lo assim é autodestruição, não podemos fazê-lo assim, se não respeitamos os jogadores, o treinador, o Benfica, é melhor ficar em casa, é o meu feeling. […] Se o problema sou eu, fácil, saio»