Benfica-Casa Pia: partida entre falsas partidas
Estádio da Luz (Foto: Rui Raimundo)

ANTEVISÃO Benfica-Casa Pia: partida entre falsas partidas

NACIONAL17.08.202408:15

Águias e gansos perderam na estreia da Liga, agora querem começar a recuperar o tempo (leia-se pontos) perdido

Benfica e Casa Pia encontram-se esta noite, na Luz, com algum drama, dado que iniciaram a Liga sem sair do mesmo sítio: 0 pontos. Duas derrotas, perante Famalicão e Boavista, respetivamente.

Há, pois, tensão para ambos os lados: do lado do Benfica, a proibição de voltar a perder pontos, mais a mais jogando perante os seus adeptos, do lado do Casa Pia o risco de cair já para posições delicadas à segunda jornada da Liga.

Não se pense, todavia, que o favoritismo evidente dos encarnados (em 41 jogos para todas as provas, Benfica venceu 28, empatou 8 e perdeu apenas 5, na Luz a superioridade é ainda mais evidente: 14V, 2E, 3D) significa favas contadas: Gaizka Larrazabal, ao minuto 81, gelou a Luz em outubro de 2023. Resposta ao golo de João Mário, 1-1 no resultado final, problemas sérios para Schmidt, que apontaria mais tarde esse encontro como um dos mais problemáticos da época 2023/24.

O Estádio da Luz é vantagem teórica para os encarnados, mas para o Casa Pia a desvantagem de jogar na casa benfiquista nem é assim tão grande, habituada que está a equipa de João Pereira a jogar fora do seu lar: continua a chamar casa a Rio Maior e não a Pina Manique — primeiro seriam obras de melhoramento, agora há projeto para novo estádio.

Benfica

Roger Schmidt não poderá contar com Di María, Rollheiser e Schjelderup, lesionados, mas terá já Prestianni, recuperado, Renato Sanches, praticamente pronto, e Otamendi, em forma após Copa América e Jogos Olímpicos.

David Neres, a caminho de Nápoles, também estará afastado do encontro, menos um sarilho para o Casa Pia.

Benfica poderá alinhar com: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Beste, Florentino, Leandro Barreiro, João Mário, Kokçu, Aursnes e Pavlidis.

Na conferência de Imprensa de lançamento da partida, Roger Schmidt defendeu-se das críticas e negou incómodo por rumor Sérgio Conceição.

Casa Pia

João Pereira, treinador de 32 anos, faz a estreia na Luz enquanto líder técnico do Casa Pia.

O técnico já sabe que não poderá contar com o atacante Henrique Pereira, emprestado pelo Benfica, e com os lesionados Kiki e Clau.

Na antevisão da partida, mostrou confiança: «Analisámos os jogos de Benfica, tanto da pré-época como em Famalicão, e vamos trabalhar sobre aquilo que consideramos que são lacunas do Benfica. Temos de aproveitar todos os erros que possam existir ou ser criados por nós, para conseguirmos a vitória frente ao Benfica.»

O Casa Pia poderá alinhar com Ricardo Batista, Goulart, José Fonte, Zolotic, André Geraldes, Segovia, Mukendi, Leonardo Lelo, Samuel Obeng, Pablo Roberto e Nuno Moreira.