Benfica: a batalha de Bruno Lage e nove de olho na estreia

NACIONAL18.09.202409:06

Treinador nunca venceu fora de casa na Champions. Vários podem ter a oportunidade de se mostrar; Akturkoglu com golos ao Manchester United!

O Benfica inicia esta quinta-feira a sua caminhada na Liga dos Campeões. Defrontará o Estrela Vermelha, em Belgrado, na Sérvia, na 1.ª jornada da fase de liga, novo formato da competição. O duelo está marcado para as 17.45, hora portuguesa, e reúne várias curiosidades.

Esta será apenas a segunda vez que os dois clubes se encontram, depois de se terem defrontado em 1984/1985, na Taça dos Campeões Europeus. As águias, então treinadas pelo húngaro Pál Csernai, começaram por perder por 2-3 na Sérvia e depois venceram por 2-0 em Lisboa.

O jogo entusiasma os adeptos, que veem a equipa entrar num ciclo novo depois da saída de Roger Schmidt e da entrada de Bruno Lage, novo treinador que ainda só fez um jogo no comando da equipa, com uma vitória por 4-1 frente ao Santa Clara, no Estádio da Luz, na 5.ª jornada do campeonato. A deslocação à Sérvia representa nova oportunidade para verificar o momento deste Benfica, num palco de excelência e que encerrará novas dificuldades à equipa dos encarnados, ainda com pouco tempo de trabalho com Lage.

O treinador do Benfica tem, ele próprio, a chance de alcançar algo que não conseguiu nos seis jogos de Champions da carreira: uma vitória fora de casa. Bruno Lage comandou o Benfica na Liga dos Campeões em 2019/2020, não passando da fase de grupos e com um registo de duas vitórias, um empate e três derrotas, num grupo onde também estavam Leipzig, Lyon e Zenit. O Benfica derrotou o Lyon (2-1) e o Zenit (3-0), mas os dois desafios foram no Estádio da Luz.

Este aliciante para Lage corre em sintonia com a perspetiva de estreia nesta competição para vários jogadores deste plantel. Carreras, Beste, Leandro Barreiro, Rollheiser, Prestianni, Pavlidis, João Rego, Bajrami e André Gomes. Nenhum deles conta ainda com jogos de Champions na carreira e alguns, como, por exemplo, Pavlidis, Beste ou Amdouni, reforços deste verão, terão escolhido o Benfica também para poderem pisar estes palcos.

Em relação a Akturkoglu, extremo contratado no final da janela de mercado, e em grande momento de forma — estreou-se frente ao Santa Clara e marcou —, o turco já conta com seis jogos na Liga dos Campeões, todos pelo Galatasaray, e já marcou dois golos, em 2023, ambos ao Manchester United, o primeiro em Old Trafford, na vitória do Galatasaray por 3-2; o segundo em Istambul, num empate a três bolas.