8 março 2024, 19:25
Benfica sancionado pela UEFA
Águias em risco de não terem adeptos fora de casa. Aplicação da pena está suspensa durante o período de dois anos. Encarnados condenados ao pagamento imediato de uma multa de 28 mil euros
Autoridades croatas e sérvias suspeitam que elementos da claque do Hajduk Split acompanhem No Name Boys. Encarnados estão com pena suspensa da UEFA
A possível presença de elementos da claque do Hajduk Split em Belgrado para apoiar o Benfica no jogo com o Estrela Vermelha, quinta-feira, da primeira jornada da Liga dos Campeões, está a ser considerado pelas autoridades sérvias um risco elevado para a segurança.
Nos últimos dias, sobretudo depois de tarjas da claque No Name Boys terem sido exibidas, sexta-feira, em Zagreb, na partida entre Dínamo e Hajduk (0-1), órgãos de informação croatas e sérvios deram conta da alta tensão provocada pelas suspeitas de que os No Name Boys estejam acompanhados por membros da claque Torcida.
A irmandade entre as claques de Benfica e Torcida nasceu depois de um acidente trágico, que vitimou três elementos dos No Name Boys, que regressavam de Split, onde o Benfica tinha jogado para a Liga dos Campeões, há 30 anos. Antes do início do jogo com o Santa Clara, os encarnados assinalaram a data da morte de Gullit, Rita e Tino, quando Nicolás Otamendi, na qualidade de capitão, depositou uma coroa de flores em memória dos adeptos em frente à claque, ao mesmo tempo que nos ecrãs se poderia ver fotografias das vítimas.
Desde então as relações fortaleceram-se — é prática comum, por exemplo, elementos dos No Name viajarem para a Croácia para apoiar o Hajduk Split, acontecendo também o contrário, ou seja, elementos da Torcida estarem nos jogos em Portugal a apoiar o Benfica.
A exibição das tarjas dos No Name no Dínamo-Hajduk é apenas um dos últimos exemplos dessa ligação. Também na partida entre o Benfica e Santa Clara a claque dos encarnados, na segunda parte, exibiu mensagem escrita em croata — «Adeus amigos», podia ler-se numa tarja — como homenagem a Gullit, Rita e Tino e, seguramente, agradecimento aos croatas da Torcida.
As autoridades sérvias esperam cerca de 2.500 adeptos do Benfica em Belgrado. E, entre eles, mesmo que não de forma organizada, alguns croatas. Confirmando-se as suspeitas seria a primeira vez que elementos das claques do Hajduk estariam na Sérvia, depois da guerra da independência da Croácia, que estalou em 1991 e apenas acabou em 1995. E isso tem sido sublinhado, aliás, na imprensa dos dois países.
8 março 2024, 19:25
Águias em risco de não terem adeptos fora de casa. Aplicação da pena está suspensa durante o período de dois anos. Encarnados condenados ao pagamento imediato de uma multa de 28 mil euros
O mau comportamento dos adeptos do Benfica já valeu ao clube, para lá das elevadas multas, a proibição de venda de bilhetes para o jogo com o Salzburgo, na época passada, da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, por castigo da UEFA aos incidentes no jogo com a Real Sociedad, em San Sebastián.
Ainda na época passada, mas já na Liga Europa, a entidade que tutela o futebol europeu voltou a castigar os encarnados pelo comportamento do público no jogo com o Toulouse, em França, na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da competição. O Benfica foi, então, multado em 28 mil euros por deflagração de engenhos pirotécnicos e arremesso de objetos para o relvado e condenado à proibição de venda de bilhetes para o próximo jogo fora, esta última sanção suspensa durante dois anos.
17 abril 2024, 20:43
Números oficiais não devem corresponder aos portugueses que vão estar nas bancadas do Velódrome esta quinta-feira, para o Marselha-Benfica
Também na Liga Europa as autoridades francesas chegaram a proibir a presença de benfiquistas em Marselha, na segunda mão dos quartos de final — decisão que seria depois anulada pelo ministro do Desporto.
O presidente do Estrela Vermelha, Zvezdan Terzic, ontem, num discurso às equipas do clube que participam em competições internacionais, fez um apelo ao orgulho nacional.
«Sempre fomos um símbolo da Sérvia. Isso foi-nos deixado pelos antecessores e não nos podemos esquecer de que temos de ser melhores e um exemplo positivo. Juntamo-nos na semana em que começam as competições europeias. Terão a oportunidade de representar o Estrela, Belgrado e a Sérvia. A equipa de futebol jogará, quinta-feira, num novo formato da Liga dos Campeões e convido-vos a todos a apoiar a equipa contra o Benfica e mostrar a nossa união», disse Terzic.