«Sempre apoiei o FC Porto mas agora também tenho de apoiar o Benfica»
Talha Kaya é turco, adepto do Galatasaray e vive em Portugal. Simpatizante dos dragões, a chegada de Akturkoglu complicou as preferências futebolísticas
A chegada de Kerem Akturkoglu ao Benfica tem pintado milhares de corações turcos de vermelho, mas deixou um, em particular, muito dividido.
Em Portugal desde 2022, Talha Kaya trocou a Turquia por Lisboa num programa de Erasmus e, no final do curso, decidiu ficar por cá. «Durante os meus anos de estudante, andava sempre à procura de aventura e experiência. Quando vim para Portugal, encontrei as pessoas certas e foi o início da minha aventura. Foram elas que mais me influenciaram na minha decisão de ficar», contou a A BOLA.
Atualmente a viver na Invicta, Kaya partilha que sempre apoiou o FC Porto, mas que isso poderá estar prestes a mudar. «Antes de vir para Portugal, a equipa portuguesa com que sempre simpatizei foi o FC Porto. O facto de Mourinho ter conquistado a Liga dos Campeões com o FC Porto e de ser o meu treinador preferido também tem um papel importante nisso», revela, antes de confessar que «a chegada de Akturkoglu ao Benfica» o deixou «muito entusiasmado enquanto adepto do Galatasaray».
«Sempre apoiei o FC Porto, mas agora vou ter de apoiar o Benfica também», confessa. E quando as duas equipas se defrontarem? «Bem, parece que vou ter de apoiar o Benfica…», admitiu, entre sorrisos.
Apesar de ser adepto confesso do Galatasaray — mas com «um carinho especial pelo Antalyaspor», o clube da sua terra —, ficou, ainda assim, feliz por ver o seu treinador preferido a chegar ao futebol turco. «Como era de prever, causou uma grande agitação. A qualidade do futebol na Turquia está a aumentar todos os anos e ter jogadores e treinadores de qualidade deixa toda a gente feliz, porque aumenta a competitividade. Como adepto do Galatasaray, embora me entristeça ver Mourinho ir para o nosso rival Fenerbahçe, fico contente por tê-lo na Liga turca», garantiu.
Admiração por Ronaldo
Embora adore o novo número 17 das águias, porque não esquece «os sacrifícios que fez pelo Galatasaray», conta ao nosso jornal que o seu jogador preferido é português e usa o 7 nas costas… «Adoro o Akturkoglu, trouxe sucesso ao Galatasaray e apoiaremos sempre o nosso capitão, mas o meu jogador preferido de sempre é o Cristiano Ronaldo. Tenho todas as camisolas de todas as equipas em que jogou, fez-me apaixonar pelo futebol e fez-me seguir Portugal desde a minha infância», sublinha.
E a relação com Portugal só tem aumentado e melhorado nos últimos anos. Viu, no Estádio do Dragão, o encontro entre Portugal e Turquia em 2022, para a qualificação do Mundial (vitória por 3-1 da Seleção Nacional), uma experiência que considera ter sido «um pouco o ponto de partida» da sua «aventura».
Foi também em Portugal que assistiu, à distância, às consequências do sismo que vitimou dezenas de milhares de pessoas a 6 de fevereiro na Turquia. «Uma das maiores razões pelas quais vejo Portugal como a minha segunda casa foi ver a comida, a roupa, as tendas, os sacos-cama e o apoio moral enviados pelo povo português durante o terramoto na Turquia», frisou, agradecendo também «a ajuda e o apoio da Agência Nacional de Emergência e Proteção Civil portuguesa», que foi também «muito valiosa».
Mensagem para Akturkoglu
Kaya fechou a entrevista com uma mensagem para Akturkoglu, com esperança de que ele a leia: «Capitão, obrigado por tudo o que fizeste pelo Galatasaray. Estou muito triste por te ver sair do Galatasaray, mas também estou muito feliz por te ver ter sucesso na Europa. Serei teu fã para toda a vida. Teşekkürler [obrigado]!»