ANTEVISÃO Arouca-Sporting: Rolo compressor continuará afinado?

NACIONAL13.09.202408:00

Leões estão imparáveis na Liga, com 16 golos marcados nas primeiras quatro jornadas; Arouca vai a jogo ainda a habituar-se a um novo treinador e já sem uma das figuras da equipa

O Sporting regressa quase na máxima força à Liga esta sexta-feira, na abertura da 5.ª jornada, em Arouca, partida onde entrará com grande favoritismo, não só por ser o campeão nacional, mas também por estar a fazer um campeonato praticamente imaculado.

Já o Arouca ainda procura assimilar as ideias do treinador Gonzalo García e recuperar do início de campeonato intermitente que vem experienciando, sobretudo na produção ofensiva, tendo só marcado dois golos e vendido, entretanto, Cristo González ao Al Sadd (curiosamente, o mesmo clube que já comprara Rafa Mújica).

Sporting

Vindo de uma vitória sobre o FC Porto e tendo já cinco pontos de vantagem para o Benfica, o Sporting vive em estado de graça na Liga, mas Rúben Amorim prefere manter os pés no chão nesta fase ainda precoce na época (e recordando que, a seguir, a equipa estreia-se na Liga dos Campeões frente ao Lille).

Olhando para o Arouca, o técnico leonino destacou em conferência de imprensa que, mesmo sem Cristo, a equipa, que ficou em 7.º na última época, apresenta diferentes ameaças: «É uma equipa que gosta de ter bola, de pressionar, que fez um grande campeonato. Será um jogo muito difícil.»

Franco Israel vai substituir Kovacevic na baliza do Sporting (por conta da lesão do bósnio), mas Amorim tem, de resto, praticamente todo o plantel à disposição (St. Juste, Rafel Nel e Diogo Pinto são os outros lesionados).

Assim, a equipa poderá atacar este jogo com Gyokeres na frente, ele que passa por um início de época demolidor, com 10 golos em sete jogos entre clube e seleção.

Equipa provável: Franco Israel; Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio; Quenda, Morita, Hjulmand, Geny Catamo; Trincão, Gyokeres, Pedro Gonçalves.

A antevisão de Rúben Amorim:

Arouca

O Arouca soma três derrotas nas primeiras quatro jornadas do campeonato. A vitória com o Nacional (1-0) deu uma lufada de ar fresco à equipa, mas os dois golos marcados em quatro jogos mostram que ainda há diferentes aspetos a melhorar.

Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, o técnico Gonzalo García elogiou o adversário - «é uma equipa valente e que defende bem, é muito pressionante e dinâmica com bola, alegre a jogar» -, mas disse que não dará atenção especial a Gyokeres: «No Sporting há sempre vários jogadores para marcar. O importante é estarmos organizados como equipa.»

O espanhol disse também já ter ultrapassado a saída de Cristo, que na época passada assinara 18 golos e 10 assistências: «Teremos de adaptar algumas coisas, porque as qualidades de Cristo eram umas e as que teremos agora são outras.»

O Arouca não poderá contar com Galovic, Kouassi nem Quaresma, por lesão, sendo que este jogo poderá ainda ser especial para Chico Lamba. O central foi titular nas últimas três jornadas e pode reencontra-se com o clube onde fez toda a formação, tendo ainda chegado a representar a equipa principal em 2022.

Equipa provável: Nico Mantl; Tiago Esgaio, Matías Rocha, Chico Lamba, Weverson; Fukui, David Simão; Jason, Pedro Santos, Sylla; Henrique Araújo.

A antevisão de Gonzalo García:

Histórico de confrontos

Quase todos os duelos entre Arouca e Sporting tiveram o mesmo resultado: vitória verde e branca. Em 17 jogos, os lisboetas ganharam 15, marcando 36 golos e sofrendo apenas 10.

A única vitória do Arouca com este adversário foi em casa, em 2022 (por 1-0, com golo de João Basso). Houve ainda um empate a uma bola (golos de Pedro Gonçalves e Antony Alves) em Alvalade, no ano seguinte.