Antevisão FC Porto-Barcelona: duelo de favoritos no Grupo H

Antevisão FC Porto-Barcelona: duelo de favoritos no Grupo H

NACIONAL04.10.202308:00

Dragões e catalães venceram Shakhtar e Antuérpia na 1.ª jornada; 9.º jogo entre as duas equipas, com vantagem de vitórias para os blaugrana (5-3); João Félix e João Cancelo em ação

FC Porto e Barcelona são os dois grandes favoritos, no Grupo H, à passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões e têm encontro marcado para a 20 horas desta quarta-feira, no Estádio do Dragão.

Os azuis e brancos chegam à 2.º jornada depois de vencerem em Hamburgo, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, por 3-1; os blaugrana após goleada (5-0) ao Antuérpia, na Catalunha.

Foi em 2010/2011 o último jogo entre as duas equipas, vitória dos catalães por 2-0 na Supertaça Europeia, até agora o último capítulo de uma história que já teve mais sete episódios. No total, são então oito jogos entre dragões e catalães. Vantagem para o Barça, que soma cinco vitórias, contra três dos portistas.

O Barcelona ganhou os quatro últimos jogos realizados frente ao FC Porto e em casa os azuis e brancos receberam os blaugrana por três vezes, somando duas vitórias e uma derrota, esta precisamente na última visita dos catalães à Invicta, em 1999/2000, ainda portanto nas Antas (0-2), precisamente onde aconteceu a última vitória azul e branca neste particular confronto: 3-1 em 1985/1986.

No banco de suplentes do Barça, o treinador Xavi Hernández, que curiosamente jogou nas duas últimas vezes que as duas equipas se defrontaram. E que na presente temporada, à jornada 8, tem a equipa no 2.º lugar em La Liga, com 20 pontos, menos um do que o líder Real Madrid.

O FC Porto de Sérgio Conceição segue na 3.ª posição no campeonato e vem de derrota no clássico com o Benfica, na Luz, 0-1 num encontro em que jogou desde o minuto 19 com dez, após expulsão (duplo amarelo) de Fábio Cardoso.

Esta quarta-feira, com previsão de céu limpo e 20 graus à hora do jogo, está garantida casa cheia no Dragão, lotação de 50 mil espectadores esgotada e anunciada desde domingo, depois de os catalães terem devolvido 700 ingressos que não venderam e que entretanto já foram adquiridos por adeptos portistas.

FC Porto

Pepe era dúvida no FC Porto. Mas o treinador portistas desfez qualquer possibilidade de o central de 40 anos ir a jogo. «O Pepe não vai estar disponível», anunciou Sérgio Conceição na conferência de imprensa de antevisão dum encontro em que também não vai poder contar com mais três lesionados (Evanislon, Marcano e Zaidu) e ainda Veron, também lesionado mas que não está inscrito na Champions.

Sistema: 4x4x2

Onze provável: Diogo Costa; João Mário, Fabio Cardoso, David Carmo e Wendell; Romário Baró, Alan Varela, Eustaquio e Galeno; Taremi e Pepê

Lesionados: Pepe, Evanislon, Marcano e Zaidu

Figura: Galeno. Tem esta temporada nove jogos pelo FC Porto, marcou três golos e fez duas assistências. Na retina de todos ainda a grande exibição na 1.ª jornada da Champions, principal responsável pala vitória por 3-1 com o Shakhtar: marcou os dois primeiros golos dos dragões, Taremi fez o 3.º com assistência do brasileiro.

A antevisão de Sérgio Conceição: «São dois clubes que não sendo da capital são de regiões que elevam o nome dos países. A história não joga, são os jogadores que vão fazer com que possamos dar uma alegria a todos os adeptos. Temos de olhar para a nossa equipa mas também temos de olhar para o adversários e nós vamos defrontar um dos melhores do mundo. Depois, se jogamos em 4x4x2 ou 4x3x3, o importante é que cada jogador se sinta confortável. Estou a falar nestes jogos, de grande nível.»

Barcelona

No dia em que Xavi Hernández cumpre o 100.º jogo pelo Barcelona, o destaque na equipa blaugrana passa por dois portugueses, antigas estrelas do… Benfica. João Cancelo e João Félix (que na formação passou pelo FC Porto) em ação no Dragão.

Alegria de João Félix e de João Cancelo no Barcelona. IMAGO/Felipe Mondino

Sistema: 4x3x3

Onze provável: Ter Stegen; João Cancelo, Ronald Araújo, Jules Koundé e Álex Baldé; Oriol Romeu, Gundogan e Gavi; Ferran Torres, Lewandowski e João Félix

Lesionados:Frenkie de Jong, Pedri e Raphinha

Figura: João Félix. Seis jogos, três golos e duas assistências! Eis os números de João Félix desde que chegou ao Barça, no final da janela de transferências de verão, depois de um mercado atribulado. O internacional português, que o Atlético Madrid emprestou ao Chelsea na segunda metade da temporada passada, encaixou como uma luva no esquema de Xavi e é já uma referência deste Barcelona. Chegou e encantou os adeptos. Na Champions, no 5-0 ao Antuérpia, bisou e ainda assistiu Lewandowski.

A antevisão de Xavi Hernández: «O FC Porto é muito forte, com jogadores rápidos nas transições e estamos preparados se formarem uma linha de cinco. Eles gostam de ter a bola, mas também fecham bem. Ganham muitos duelos, são fortes nas bolas paradas. Lembro-me do FC Porto do Jardel, do FC Porto campeão da Liga dos Campeões, e é uma equipa muito forte, o Sérgio Conceição está a fazer muito bem, na Europa e no campeonato. É uma equipa histórica que respeitamos muito. João Félix? Está feliz, se beneficia de uma posição onde pode potencializar seu talento, zela pela equipa e todo seu talento vem ao de cima. Ele é solidário, generoso e é por isso que as coisas estão a correr bem para ele.»