Antevisão: Benfica ferido e obrigado a reagir
Benfica-Casa Pia de 2022/2023 (André Alves/ASF)

Antevisão: Benfica ferido e obrigado a reagir

NACIONAL28.10.202308:00

Benfica e Casa Pia defrontam-se este sábado no regresso dos jogos do campeonato; na cabeça dos benfiquistas está o pesadelo na Champions mas atenção que os gansos jogam na Luz com fome de pontos…

O Benfica recebe o Casa Pia este sábado, às 18 horas, na jornada 9 do campeonato. Os encarnados chegam a este duelo no 2.º lugar da tabela classificativa, com 21 pontos; os gansos estão na 10.ª posição, com 9 pontos.

O Benfica de Roger Schmidt vence há 7 jornadas consecutivas, mas regressa aos jogos de Liga especialmente pressionado depois da derrota (0-1) com a Real Sociedad, na Champions, a terceira em três jornadas e que torna irrealista a qualificação das águias para a fase seguinte da competição. 

Uma das grandes curiosidades para este encontro é verificar como reage o Benfica depois do jogo com a Real na Luz, que, na passada terça-feira, finalizou com os adeptos a assobiarem e a acenarem com alguns lenços brancos nas bancadas.

Di María, o melhor marcador da equipa, com 5 golos na Liga e 6 em todas as provas, deve regressar após lesão, depois de ter falhado partidas com Estoril, para a Liga (1-0), Lusitânia, para a Taça (4-1), e Real Sociedad, para a Champions. 

O Casa Pia, liderado por Filipe Martins, perdeu os dois últimos jogos de campeonato (0-2 frente a Gil Vicente e 0-1com o E. Amadora) e está sem conseguir marcar golos há três desafios de Liga consecutivos, mas venceu (2-0) na partida mais recente, frente ao Rabo de Peixe, na Taça de Portugal. 

Ainda nos gansos, o experiente central Vasco Fernandes deverá continuar de fora da equipa. O treinador do Casa Pia explicou, esta sexta-feira, que afastou o jogador por «opção técnica», recusando a existência de um caso disciplinar. Porém, tudo aponta para a ausência do central, pelo menos no onze.

O histórico mostra 39 confrontos entre as duas equipas, em várias provas, com 27 vitórias para o Benfica e 5 vitórias para o Casa Pia.

O último duelo foi em fevereiro deste ano, na Luz (jornada 19 da Liga), que terminou com uma vitória dos encarnados por 3-0 – os golos foram apontados por João Mário (2) e Alexander Bah.

Onze provável do Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Bernat; João Neves e Kokçu; Di María, Rafa e Aursnes; Arthur Cabral
Em dúvida: Ángel Di María
Lesionados: André Gomes

Onze provável do Casa Pia: Ricardo Batista; João Nunes, Fernando Varela e Zolotic; Gaizka Larrazabal, Neto, Pablo Roberto e Leonardo Lelo; Fernando Andrade, Clayton e Yuki Soma
Lesionados: Rafael Brito e Kiki

O que disse Roger Schmidt na conferência de antevisão:

«Se sinto o meu lugar em perigo? Não»

« Na Liga, depois de perdemos o primeiro jogo, ganhámos sete jogos consecutivos, talvez nem sempre a top nas exibições, mas merecemos todas as vitórias. Na Liga estamos no bom caminho, mas na Champions não podemos estar satisfeitos. Depois de três jogos, zero pontos e zero golos, isto é inacreditável. Temos de fazer as coisas juntos com e sem bola, e essa foi a chave para a época passada fantástica que fizemos e em bons jogos que já fizemos esta temporada. Não precisamos de um milagre, sabemos o que temos de fazer e amanhã [este sábado] vamos mostrar outra cara. Se sinto o meu lugar em perigo? Não.»

O que disse Filipe Martins na conferência de antevisão:

«Vamos procurar fazer estragos»

«Não acredito que haja alturas boas para defrontar o Benfica, o que vai tornar o jogo mais fácil ou mais difícil será o nosso desempenho e não o momento deles. O Benfica quer dar a volta ao último jogo, virar a página, e a nós compete-nos ser muito competentes. Temos de nos focar em voltar aos golos e às vitórias, sabendo que este não é o jogo ideal para o fazer. Não vamos pressionar alto porque nem costumamos fazê-lo, mas vamos ter os olhos na baliza do Benfica, aproveitar as oportunidades e procurar fazer estragos sempre que tivermos bola.»