André Villas-Boas toma hoje posse na SAD
André Villas-Boas com a Taça de Portugal. Foto: GRAFISLAB

André Villas-Boas toma hoje posse na SAD

NACIONAL28.05.202407:00

André Villas-Boas assume Conselho de Administração da SAD; Assembleia Geral realiza-se às 11.30 horas no Dragão; passa a ter plenos poderes

Praticamente um mês depois se tornar no 32.º presidente da história do FC Porto, ao vencer as eleições com 80,25 por cento dos votos, colocando assim um fim ao longo ciclo de 15 mandatos consecutivos de Pinto da Costa, que se estendeu por 42 anos, apenas hoje, pelas 11.30 horas, André Villas-Boas terá plenos poderes no emblema azul e branco, já que se realiza a Assembleia-Geral Ordinária de acionistas da SAD do FC Porto para eleger a nova Administração marcada.

Lourenço Pinto, na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, agendou para hoje a reunião que irá dar ao empossado presidente do clube também a liderança da SAD.

A ordem de trabalhos da reunião magna terá os seguintes pontos: Lourenço Pinto aceitou o repto e cumprindo com o Código das Sociedades Comerciais, que obriga a uma antecedência de 21 dias para a marcação destas Assembleias-Gerais. A ordem de trabalhos tem seis pontos: 1 - deliberar sobre a eleição da Mesa da Assembleia Geral para o quadriénio 2024/2027; 2 - deliberar sobre a eleição do Conselho de Administração para o quadriénio 2024/2027; 3 - deliberar sobre a eleição do Conselho Fiscal para o quadriénio 2024/2027; 4 - deliberar sobre a nomeação do Revisor Oficial de Contas para o quadriénio 2024/2027; 5 - Deliberar sobre a eleição da Comissão de Vencimentos para o quadriénio 2024/2027; 6 - Deliberar sobre a eleição do Conselho Consultivo para o quadriénio 2024/2027.

A nova Direção empossada do FC Porto, que já enviara à CMVM as propostas a apresentar em Assembleia Geral da SAD, escolheu André Villas-Boas (que não será remunerado) como presidente do Conselho de Administração. Além do presidente do clube, Pereira da Costa estará na SAD como administrador membro da Comissão Executiva, enquanto Carlos Silva (antigo CEO da Galp) será o vice-presidente e Ana Teresa Lehmann (ex-secretária de Estado da Indústria) e Maria do Rosário Moreira as restantes administradoras. Por seu lado, a proposta para a Mesa da Assembleia Geral da SAD contempla os nomes de António Tavares (presidente), Jorge Basto (secretário) e Susana Furtado de Mendonça (suplente).

O Conselho Fiscal tem Angelino Ferreira como presidente, Carlos Freitas dos Santos e Maria de Fátima Gomes como vogais e Márcio Certal de Campos como suplente. Quanto ao Revisor Oficial de Contas, a empresa que já realiza esse trabalho (Ernst & Young Audit) vai manter-se em funções nos próximos tempos.

A proposta para a nova Comissão de Vencimentos será liderada por Óscar Atanázio Afonso, com Pedro Rocha e Silva e Nuno Alves como vogais. A finalizar, o Conselho Consultivo da futura SAD portista será presidido por Fernando Freire de Sousa.