«Amdouni tem nível para jogar no Benfica»

NACIONAL27.08.202409:15

Médio português Diogo Carraco trabalhou com o atacante internacional suíço no Lausanne. Considera que o alvo dos encarnados «é um jogador completo»

Diogo Carraco é português, joga no Lausanne e teve a oportunidade de atuar ao lado de Zeki Amdouni, o alvo do Benfica para o ataque. O internacional suíço do Burnley estava então de saída do Lausanne para o Basileia e Diogo a chegar ao plantel principal, promovido depois de ter cumprido as etapas de formação pelo clube.

Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado.

Diogo Carraco (D.R.)

«Estive com Amdouni na primeira divisão da Suíça, em 2022, eu vinha das camadas jovens do clube e subi no ano em que ele se foi embora, mas tive oportunidade de trabalhar dois meses com ele, no final da temporada», começou por explicar o médio, que ainda se recorda que Amdouni «já tinha estatuto na equipa».

«Como referi, quando cheguei estávamos no final da temporada e ele estava de saída, ia embora, mas ainda nos treinámos juntos e também tive oportunidade de fazer alguns jogos com ele. É um avançado que procura sempre a baliza, que está sempre a pensar numa forma de marcar, mas gosta também de ser ele a dar golos a marcar. Era um jogador que fazia sempre a diferença nos jogos e que pode assumir a construção de jogo e não estar apenas na área à espera da bola», explicou Diogo, médio que está atualmente no plantel principal do Lausanne, 10.º classificado do campeonato da Suíça, com menos um jogo realizado.

O médio português lembra-se que Amdouni «terminou entre os melhores marcadores» e que «é bastante completo». «Tanto marca de pé direito, como de pé esquerdo ou de cabeça, remata bem à baliza», sublinha, antes de abordar como natural a ascensão do avançado suíço de 23 anos: «Para mim fez todo o sentido quando ele passou do Lausanne para o Basileia e depois do Basileia para o Burnley, que estava na Premier League. Era uma equipa da primeira divisão de Inglaterra e ele tem qualidade para jogar a esse nível e ao nível do Benfica, a prova disso é que faz parte da seleção nacional suíça.»

Diogo Carraco, que deixou a região da Figueira da Foz com os pais, aos 11 anos, para mudar-se para a Suíça, acrescenta ainda que não conviveu tempo suficiente com Amdouni para poder falar da personalidade do jogador, mas recorda-se que era alguém «importante no clube».