23 agosto 2024, 01:30
Zeki Amdouni é alvo do Benfica para o ataque
Benfica tenta contratar internacional suíço do Burnley. Joga como segundo avançado. Encarnados já sabem que não será fácil fechar a transferência
Extremo português jogou com o avançado no Basileia. «Vai encaixar bem no Benfica», partilha
Joelson Fernandes, um dos muitos produtos da formação do Sporting, agora a jogar no Hatayspor, da Turquia, compreende o interesse do Benfica em Zaki Amdouni. O extremo de 21 anos coincidiu, no Basileia, então emprestado pelos leões, na época 2022/2023, com o avançado que os encarnados querem contratar ao Burnley.
«O Zeki é craque», dispara, para insistir: «Craque, craque, craque.» Amdouni chegou do Lausanne-Sport ao Basileia e «impressionou logo com golos e assistências». Essa temporada, na qual assinou 22 golos e cinco assistências, conduziu-o ao Burnley, que pagou 18,6 milhões de euros pela transferência, no último verão.
«É um jogador muito bom», assinala Joelson, para acrescentar que «entende bem o jogo, combina muito bem, chuta com os dois pés e finaliza muito bem». Em poucas palavras, «é muito bom».
23 agosto 2024, 01:30
Benfica tenta contratar internacional suíço do Burnley. Joga como segundo avançado. Encarnados já sabem que não será fácil fechar a transferência
O extremo de 21 anos reconhece que não acompanha muito as equipas portuguesas, com uma exceção, o Sporting — «tento sempre ver os jogos» —, mas não duvida de que Amdouni tem tudo para se dar bem na Luz. «Tem muita qualidade, vai encaixar bem no Benfica, a adaptação para um jogador da qualidade dele será muito fácil. A experiência que teve no Burnley também o ajudará. E, depois, também vai para uma boa equipa», argumenta Joelson Fernandes, que esclarece a posição de Amdouni: «Joga como segundo avançado, mas aparece nas zonas de finalização e também faz assistências.»
Ainda sobre Portugal, o internacional sub-21 português vê o Sporting «sempre em grande». E espera que «seja campeão».
Joelson Fernandes inicia a segunda temporada no Hatayspor, da Turquia. Na última, somou 35 jogos e três assistências. Na atual, já vai com dois golos em dois jogos, um contra o Galatasaray (1-2), em Istambul, outro com o Kasimpasa (1-1), em Antáquia, cidade perto da fronteira da Síria onde vive.
«Individualmente, está a correr muito bem», conta o extremo que está a «gostar muito da experiência» e sente-se agora mais bem preparado «para mostrar» o que aprendeu na última época. Só teve pena da derrota e do empate nas duas primeiras jornadas, «mas o campeonato está a começar agora». Em Antáquia «quase nada se passa» e as rotinas são «treinar e descansar em casa».
Convocado para o jogo do Burnley em Sunderland, da terceira jornada do Championship, segundo escalão inglês, Zeki Amdouni está interessado em ser transferido. Na conferência de Imprensa de antevisão do duelo, o treinador do Burnley, Scott Parker, sem se referir diretamente ao avançado, reconheceu que «inevitavelmente mais jogadores sairão» até ao fecho do mercado de transferências. «Percebemos que alguns jogadores possam não querer continuar e, quando esse for o caso, teremos de encontrar a melhor solução. Podem estar a acontecer algumas coisas, sim, mas não quero entrar em detalhes», disse o treinador.
O Burnley quer recuperar o investimento e está interessado numa transferência a título definitivo por €18 milhões. Já o Benfica prefere o empréstimo com taxa de cedência e cláusula de compra.