Águia em alerta para regressos difíceis

Benfica Águia em alerta para regressos difíceis

NACIONAL28.03.202318:09

O Benfica não guarda boas recordações das paragens competitivas que enfrentou esta temporada. E quando está a iniciar a preparação para mais um regresso às provas internas, as águias lideradas por Roger Schmidt mostram-se empenhadas em contrariar a tendência registada nas três ocasiões anteriores: dois empates e uma derrota no primeiro jogo após as paragens.
A época benfiquista, com Roger Schmidt no comando, tem sido marcada pelo sucesso na Liga e também na Liga dos Campeões, mas três momentos houve em que a engrenagem não funcionou devidamente.

Precisamente após três paragens de 12 ou mais dias nas provas internas, com os regressos a ficar marcados por deslizes. Curiosamente todos fora de casa, como irá acontecer agora novamente (deslocação a Vila do Conde para jogar com o Rio Ave). O primeiro deles aconteceu em Guimarães: empate 0-0 para o campeonato.

O jogo contra os minhotos aconteceu após paragem FIFA para as seleções, ainda em setembro. Portugal, por exemplo, jogou com a Espanha, no jogo que ditou o afastamento da fase final da Liga das Nações, fazendo ainda um particular com a Nigéria, de preparação para o Mundial. Roger Schmidt viu-se então privado de 11 jogadores do plantel - João Mário, Otamendi, Enzo, Vlachodimos, Aursnes, Bah, António Silva, Henrique Araújo, Paulo Bernardo e Samuel (sub-21) e Moreira Jr. (sub-19) - sendo que Rafa também esteve convocado por Fernando Santos, mas no dia da concentração divulgou que não estava disponível para voltar a representar a Seleção.

A paragem aconteceu entre 18 de setembro e 1 de outubro, dia do jogo em Guimarães, para o campeonato. Até aí os encarnados tinham vencido todos os jogos disputados (13 jogos, 13 vitórias), frente ao V. Guimarães não foram além do empate.


O segundo momento aconteceu durante o Mundial. O campeonato parou para se jogar o Campeonato do Mundo mas os clubes nacionais ficaram empenhados em disputar a fase de grupos da Taça da Liga. A equipa da Luz venceu os dois primeiros desafios (Estrela da Amadora e Penafiel) mas o terceiro jogo, com o Moreirense, aconteceu após um período de dez dias de férias, enquanto decorria o Mundial.

A volta à competição ficou marcada por uma derrota em jogo particular, com o Sevilha, e com um empate poucos dias depois no último jogo da Taça da Liga (1-1 em casa do Moreirense), que ditou o afastamento das águias da fase final desta competição.


Findo o Mundial e após mais alguns dias de pausa para as férias natalícias, as águias retomaram o campeonato com deslocação a Braga, a 30 de dezembro, e ali se registou a primeira e única derrota na prova até agora, 3-0 numa das piores exibições da época. Atenções redobradas, por isso, para a viagem a Vila do Conde.