Abril, perigos mil

Benfica Abril, perigos mil

NACIONAL29.03.202312:30

Um mês intenso. É isso que podem esperar as águias de Roger Schmidt durante abril, que está aí à porta. Os encarnados preparam-se para entrar na fase decisiva da temporada enfrentando jogos com graus de dificuldade diversos nas duas frentes em que se encontram ainda inseridas, Campeonato e Liga dos Campeões.

Verdade que a vantagem de 10 pontos acumulada na Liga sobre o rival FC Porto pode dar algum conforto, mas o calendário vai apertar e os encarnados  terão de mostrar todos os argumentos para conquistar os objetivos a que se propõem. 

O regresso competitivo após a interrupção devido à data FIFA acontece no terreno do Rio Ave. Vila do Conde é campo tradicionalmente muito complicado para as águias e não só. Esta época, por exemplo, o FC Porto perdeu 3-1 naquele palco. Nas últimas três visitas à casa do Rio Ave, o Benfica venceu sempre, mas em 2017, por exemplo, foi ali eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal. A equipa de Schmidt tentará evitar deslize até porque na jornada seguinte, a 7 de abril, feriado de Sexta-feira Santa, há clássico na Luz que coloca frente a frente os dois primeiros classificados do Campeonato. E esse pode ser um dos jogos decisivos para as contas finais da classificação.

Para abril os encarnados têm cinco jornadas da Liga agendadas, sendo que em apenas duas rondas jogarão na Luz, uma delas o clássico a outra contra o Estoril. As deslocações encerram sempre graus de dificuldade maior e os terrenos que a águia tem para visitar apresentam perigos vários. Além de Vila do Conde, a deslocação seguinte (ainda sem data fixa, mas agendada para o fim de semana de 16 de abril) será a Trás-os-Montes para defrontar o Chaves. E o mês fecha com nova viagem até ao Minho para duelo com o Gil Vicente, uma das equipas que se bateram com valentia na Luz.

Campeonato à parte, pelo meio ainda há quartos de final da Liga dos Campeões contra o Inter. Primeiro na Luz, na terça-feira dia 11, logo a seguir à Páscoa e ao clássico, sendo que a viagem a Itália está marcada para dia 19, entre os jogos com Chaves e Estoril. A equipa da Luz tem deixado boa imagem na Europa esta temporada e há, por isso, a esperança na possibilidade de acesso às meias-finais, apesar da tremenda dificuldade que sempre representa jogar contra equipas italianas.

Ou seja, num mês conhecido por ser de águas mil, bem se pode dizer que esta águia enfrenta abril de perigos mil. Pode ser o mês de todas as decisões.