A emocionante carta enviada por lenda do Leverkusen a Xabi Alonso
Xabi Alonso a caminho de época histórica em Leverkusen (IMAGO / Moritz Müller)

A emocionante carta enviada por lenda do Leverkusen a Xabi Alonso

INTERNACIONAL13.04.202411:28

Erich Ribbeck foi o primeiro treinador a conquistar um grande título pelos farmacêuticos: a Taça UEFA, em 1988

Erich Ribbeck, primeiro treinador a ganhar um grande título pelo Leverkusen – Taça UEFA, em 1988 –, enviou uma carta a Xabi Alonso, através do Bild. O treinador espanhol, refira-se, está muito perto de conduzir os farmacêuticos ao primeiro título de campeão alemão. A festa pode acontecer já este fim de semana.

Erich Ribbeck (IMAGO / Kirchner-Media)

«Querido Xabi Alonso! Em primeiro lugar, como colega e treinador mais velho do que tu, gostaria que me permitisses tratar-te pelo primeiro nome. Xabi, estás à beira de um êxito histórico com a tua maravilhosa equipa. Estou muito feliz pelo meu antigo clube, o Bayer Leverkusen, estar finalmente perto de festejar a conquista do seu primeiro campeonato alemão. Ganhámos a Taça UEFA em 1988, o que nos tornou famosos na Europa naquela época. O primeiro título marcou um marco na história do Bayer Leverkusen», começou por escrever, abordando de seguida as mudanças que aconteceram no futebol.

«Passaram 36 anos desde esse momento. O mundo do futebol mudou completamente. O futebol tornou-se num desporto diferente. O enorme desejo do Leverkusen em ganhar o seu primeiro campeonato manteve-se ao longo destes anos. Este título da Bundesliga em 2024 é sem dúvida mais valioso do que a nossa vitória na Taça UEFA na época. É uma conquista extraordinária durante toda uma temporada e felicito-te calorosamente como treinador e também toda a direção do clube», prossegue, mostrando-se feliz pela continuidade de Xabi Alonso em Leverkusen em 2024/2025.

«Nenhuma equipa merece tanto. Fico muito feliz como a forma como agiste e acho que é realista terminar a temporada invicto. Mas o que me deixa ainda mais feliz é o facto de continuares a ser o treinador do Leverkusen. Tenho a certeza que tinhas várias opções para deixar o Leverkusen, mas preferiste continuar. És uma exceção neste dias. Gosto de como interages com os teus colegas de profissão, és autêntico. E eu acho que isso também será bem recebido pelos teus jogadores. Desejo que continues a ter sucesso no futuro. Não tenho qualquer dúvida quando a isso. Atenciosamente, Erich Ribbeck», completou.

Além da Bundesliga, o Bayer Leverkusen, que ainda não perdeu em 2023/2024, pode ainda conquistar Taça da Alemanha, onde já carimbou o passaporte para a final, e Liga Europa, onde tem a passagem às meias-finais bem encaminhada. O conjunto alemão conta, até ao momento, com uma Segunda Liga Alemã (1978/1979), uma Taça UEFA (1987/1988) e uma Taça da Alemanha (1992/1993) no seu palmarés.