Tempestade Hermínia a chegar a Portugal: avisos laranja e vermelho na próxima madrugada
Novo sistema frontal afetará a região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando todo o território durante a madrugada e manhã de segunda-feira, dia 27, com impacto significativo ao nível da agitação marítima, vento e precipitação
Está a chegar a Portugal Continental a depressão Hermínia. A tempestade vai atingir sobretudo os distritos do litoral norte, com chuva intensa e ventos fortes, mas também grande agitação marítima.
A partir da tarde deste domingo e até à madrugada de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, devido à precipitação persistente e por vezes forte, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Já sob aviso amarelo devido ao vento forte estão entre hoje e segunda-feira todos os distritos do país, enquanto a queda de neve colocará sob este mesmo nível de alerta, a partir da tarde de segunda-feira, os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
O IPMA prevê para domingo a ocorrência de chuva, aumentando de intensidade a partir da tarde e sendo persistente no Norte.
O vento vai soprar «forte de sul/sudoeste, com rajadas até 70/90 quilómetros por hora no litoral, e até 100/110 nas terras altas do Norte e Centro».
Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho a partir das 12:00 de segunda-feira devido à agitação marítima. Estes cinco distritos vão estar sob aviso vermelho até às 9 horas de terça-feira. O IPMA antecipa «ondas de noroeste com sete a oito metros de altura significativa, podendo a altura máxima atingir 14 metros».