Roberto Martínez gere Ronaldo
Selecionador nacional, Roberto Martínez, à conversa com Cristiano Ronaldo durante o treino (Foto: Sérgio Miguel Santos)

Roberto Martínez gere Ronaldo

SELEÇÃO09.06.202420:59

Capitão vai a jogo frente à República da Irlanda mas não atuará 90 minutos; foi diante dos irlandeses que CR7 fez história nas seleções; Pepe e Rúben Neves de volta

Cristiano Ronaldo deverá ir a jogo nesta terça-feira, frente à República da Irlanda, no Estádio Municipal de Aveiro, mas sem fazer 90 minutos. O selecionador nacional procura gerir da melhor forma a condição física do capitão, que chegou mais tarde ao estágio devido à participação na Taça do Rei da Arábia Saudita, a 31 de maio, pelo Al Nassr.

No último encontro particular antes da partida para a Alemanha, onde a Seleção irá disputar a fase final do Euro 2024, Roberto Martínez pretende fazer mais testes no ataque, mas não é garantido que a inclusão de Ronaldo no setor se dê logo no onze que irá iniciar o jogo.

Recorde-se que de todas as vezes que o treinador catalão foi confrontado com o papel que o melhor marcador da história da Seleção (e de todas as seleções) terá na Alemanha, Martínez fez sempre questão de colocar CR7 em pé de igualdade com os restantes jogadores. «Cristiano é o nosso capitão, não há outro que tenha jogado cinco Europeus. É uma experiência que precisamos de utilizar e dar continuidade ao seu papel durante os anos. Mas ainda é cedo para falar dos minutos e dos papéis dos jogadores», disse, em recente entrevista à SIC.

Mas independentemente das circunstâncias o reencontro de Ronaldo com a República da Irlanda é especial porque foi diante da equipa dirigida pelo ex-colega no Man. United John O’Shea que se tornou o melhor marcador de sempre em seleções nacionais: a 1 de setembro de 2021, em jogo de qualificação para o Mundial 2022, disputado no Estádio Algarve, o ponta de lança à data com 36 anos fez dois golos (2-1), chegando aos 111 e ultrapassando o iraniano Ali Daei.

Rui Patrício sem utilização

Outros regressos esperados são os de Pepe e Rúben Neves. Tal como Cristiano Ronaldo, o médio de 27 anos chegou mais tarde à concentração devido à participação na final da Taça do Rei da Arábia Saudita (mas jogando pela equipa vencedora, o Al Hilal), enquanto o central só agora está clinicamente recuperado de uma lesão no tendão de Aquiles do pé direito que afastou da competição no último mês e meio, desde a vitória do FC Porto diante do Casa Pia, em Rio Maior, a 21 de abril. O defesa de 41 anos não fará 90 minutos e provavelmente jogará apenas na segunda parte, mas o suficiente para adquirir algum ritmo e recuperar rotinas.

Expectável será também a participação de Rui Patrício: o guarda-redes em final de contrato com a Roma é o único dos três que ainda não jogou desde o início do estágio: José Sá fez os 90’ diante da Finlândia e Diogo Costa alinhou de início ao fim frente aos croatas.