Portugal evita primeira derrota na Liga de Elite sub-20 nos segundos finais
Mauro Couto, do Sporting, a disputar a posse de bola com Zachoval, do Slavia Praga (Foto: FPF)

Portugal evita primeira derrota na Liga de Elite sub-20 nos segundos finais

Portugueses somaram o terceiro empate a uma bola consecutivo na competição diante da Chéquia, em Barcelos, mantendo o terceiro lugar; trivela de Rodrigo Ribeiro e cabeceamento de Gustavo Varela garantiram o ponto

Apesar de ter entrado na Liga de Elite sub-20 com duas vitórias na receção à Polónia e na visita à Turquia, ambas por 2-1, Portugal não venceu nenhum dos últimos três jogos. Depois dos empates a uma bola com a Itália e na Roménia, este último precisamente neste estágio de novembro, os portugueses estiveram muito perto de perder pela primeira vez na competição na receção à Chéquia, em Barcelos. No entanto, acabaram por evitar essa derrota, já para lá do tempo de compensação, voltando a repetir o resultado das últimas duas jornadas.

O primeiro golo foi marcado mesmo em cima do intervalo, por Spatenka, num lance extremamente confuso e de insistência dos checos, que começou numa boa jogada coletiva. Buzek tentou isolar o ponta de lança Vojta, mas Luís Gomes impediu-o, por duas vezes, acabando por colocar a bola nos pés de Sloncik, que rematou para a intervenção de Diogo Fernandes. O jovem guarda-redes do FC Porto ainda defendeu a recarga de Sancl, mas, já com a baliza aberta, Spatenka só teve de encostar para o fundo das redes, à terceira tentativa.

Os portugueses bem tentaram, pelo menos, salvar um ponto durante toda a segunda parte e isso aconteceu mesmo nos últimos segundos da partida, aos 90+9’, pouco depois de Manuel Mendonça ter tipo uma grande oportunidade de o fazer, na sequência de uma bola parada, mas tendo sido travado duas vezes pelo guarda-redes Kubny. O golo do empate surgiu num canto, com Rodrigo Ribeiro a assistir de trivela para o cabeceamento certeiro de Gustavo Varela.

Com mais uma igualdade no torneio, a terceira consecutiva, a seleção orientada por Oceano Cruz mantém a terceira posição ao fim desta quinta jornada, enquanto o seu oponente continua no último lugar da tabela classificativa, em oitavo. O próximo jogo é na Alemanha, segunda classificada, em março de 2025.