Os convocados de Portugal para o Mundial de futebol de praia
O selecionador nacional de futebol de praia, Mário Narciso, divulgou os convocados de Portugal para o Mundial da modalidade. Foto: Federação Portuguesa de Futebol.

Os convocados de Portugal para o Mundial de futebol de praia

SELEÇÃO29.01.202416:41

Selecionador nacional, Mário Narciso, revelou os 13 convocados para o Mundial da modalidade, que se realiza em fevereiro nos Emirados Árabes Unidos; deixa a promessa de que não deixará o cargo sem conquistar o Mundial pela terceira vez

Como responsável por uma seleção tricampeã do Mundo como Portugal – só as últimas duas edições sob a égide da FIFA - Mário Narciso mostrou-se ambicioso no anúncio da convocatória para a edição do Campeonato do Mundo que se disputará já a partir do próximo mês, a 15 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos, e despedir-se em jeito de promessa, aludindo ao facto de ter conquistado as edições de 2015 e 2019 como selecionador nacional e procurar juntar um tricampeonato mundial ao seu currículo.

«Costuma dizer-se que não há duas sem três e se calhar não saio daqui sem ganhar a terceira», rematou o treinador, antevendo a edição de 2024, que reservará a particularidade de juntar Portugal e Brasil, dois dos principais candidatos à conquista do troféu, no mesmo agrupamento, o Grupo D. Nada que, porém, retire confiança ao técnico nacional. «É assim que olhamos: olho sempre mais para o copo meio cheio que para o meio vazio», indicou quando instado a comentar a presença da canarinha no mesmo grupo que a equipa das Quinas.

«Quando nos saiu o Brasil pensei ‘adversário difícil’, mas se tivermos a sorte de passarmos ambos, só depois na final nos encontramos. Portanto, acho que tem prós e tem contras», analisou o técnico nacional, que reconheceu o favoritismo de Portugal e do Brasil para o apuramento para a fase a eliminar, mas dedicando particular atenção e palavras elogiosas para com Omã, que com o México completam um grupo que considerou complicado, mas com uma garantia.

«Se não fosse com a intenção de ganhar, nem sequer lá punha os pés», atirou Mário Narciso, que justificou também a opção por, ao contrário de em edições anteriores da prova, ter optado por uma convocatória de treze jogadores ao invés dos habituais doze, explicando que a FIFA permite levar um terceiro guarda-redes para a competição, que não pode figurar no banco de suplentes mas servir como reserva «apenas na fase inicial, porque na fase final já não pode haver essa troca».

Por fim, o responsável pela equipa nacional de futebol de praia argumentou que os critérios para a sua escolha se prenderam com «o conhecimento que tenho deles e observações que fomos fazendo nos clubes» para formar a equipa ideal para atacar a competição.

Eis o lote de convocados de Portugal:

Guarda-redes: Diogo Dias (Sótão), Pedro Mano (SC Braga) e Rúben Regufe (Leixões)

Fixos: Bruno Torres (SC Braga), Bernardo Lopes (Sótão) e André Lourenço (SC Braga)

Alas: Bê Martins (SC Braga), Duarte Algarvio (SC Braga), Jordan Santos  (Sótão), Rodrigo Pinhal (Nacional) e Rúben Brilhante (SC Braga).

Pivôs: Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (SC Braga).