23 junho 2024, 08:29
Fotos e vídeo: A emoção da mascote portuguesa com Ronaldo
Momentos inesquecíveis antes do Turquia-Portugal
A BOLA falou com Diana Graça, de oito anos, que protagonizou um momento com o capitão da Seleção que se propagou nas redes sociais. Do concurso que ganhou em Portugal até à ‘fama’ inesperada, a criança (que já joga futebol e conhece «vários jogadores» do Benfica) e a família revelam todos os detalhes sobre uma experiência inesquecível
Cristiano Ronaldo costuma ser o centro das atenções em qualquer partida em que participe. Mas este sábado, antes do duelo com a Turquia na 2.ª jornada do Euro 2024, essas atenções dividiram-se entre o avançado e a menina que acompanhava Diogo Costa, mas que estava claramente deslumbrada com a presença do capitão da Seleção.
Chama-se Diana Graça, tem oito anos e as imagens da reação dela ao perceber que estava com CR7 mesmo ao lado e ao tocar-lhe provocaram emoções fortes que ultrapassaram fronteiras.
«Gosto muito do Ronaldo. Ele é muito bom e é de Portugal», conta Diana a A BOLA, com a inocência de uma criança da sua idade quando, de um dia para o outro, conheceu o seu jogador favorito e se tornou famosa. «Quando voltei [de avião], houve uma pessoa que já me tinha visto», recorda, ao que a mãe, Carla Bandeira, acrescentou: «Ao entrar para o avião, um senhor disse: ‘Não és aquela menina que esteve com o Ronaldo?’ E ela disse: ‘Sim, sou!’», partilha, um pouco envergonhada.
Talvez Diana tenha mesmo de se adaptar a esta fama. Afinal, os amigos já lhe dizem, segundo a mãe, «que é famosa e que vai dar autógrafos», tudo por causa de um cumprimento e reação inesquecíveis, que tiveram origem num concurso de um supermercado.
Tudo começou «num concurso do Lidl em que sorteavam crianças entre os 6 e os 10 anos» para irem a jogos de Portugal no Euro 2024, conta Carla Bandeira: «Soubemos que ganhámos em abril.» Assim começou o início da «aventura».
«Foi uma experiência espetacular. A aventura começou na sexta-feira [dia 21 de junho] de manhã e foi tudo muito bem organizado. Só podia ir um adulto com a Diana e fui eu», explicou a mãe.
Depois da chegada a Dortmund e de uma noite no hotel, mãe e filha foram para o Signal Iduna Park, onde Diana teve então a memorável experiência.
Estando as 22 crianças alinhadas no túnel de acesso ao relvado, Diana ficou… quase ao lado de Ronaldo. Estando um lugar atrás do capitão, deu a mão a Diogo Costa, que fez questão de falar com a menina.
«Gostei de estar com todos os jogadores. Falei com o Diogo Costa, ele perguntou-me se gostava de futebol, e eu disse que gostava», disse Diana. O que não é de admirar, uma vez que pratica futebol na Associação de Futebol Feminino de Oeiras (AFFO). «Gosto de jogar futebol», sublinha.
Já em campo, parecia que não acreditava que tinha Ronaldo mesmo ali pertinho. Tocou-lhe e levou as mãos à cara, como se tivesse percebido ali que não era um sonho. E contou o segredo à amiga que estava ao lado: «Ele não me disse nada».
Então, se pudesse, o que é que Diana gostava de dizer a Ronaldo? «Que gosto muito dele», responde.
23 junho 2024, 08:29
Momentos inesquecíveis antes do Turquia-Portugal
A mãe de Diana, por seu lado, nem se apercebeu desta interação: «Nem vi, porque durante o hino estava na bancada oposta. Depois, foi uma colega minha que me mandou a fotografia, no X, em que aparece o abraço.»
Diana e Carla reuniram-se pouco depois, momentos antes de o abraço com Ronaldo se propagar pelas redes sociais.
«Não esperava que o momento se tornasse viral», conta a mãe: «Ainda hoje [domingo] me estão a mandar vídeos e fotografias.» Essa euforia propagou-se naturalmente ao resto da família, incluindo os dois irmãos mais velhos de Diana.
«Ainda estão incrédulos. Dizem que aquilo vale ouro. Um ficou até às duas da manhã no TikTok à procura de mais vídeos do momento», explica Carla. E Diana, como ficou depois do jogo? «Ela demorou muito a adormecer, só o fez lá para a meia-noite.»
Como já percebeu, Diana adora futebol. Carla Bandeira confirma: «Acompanha muito o Benfica, vê os jogos todos e conhece muitos jogadores do Benfica, até mais do que eu.»
«Gosto de jogar futebol», conta Diana, que não deixa dúvidas em relação ao clube que apoia - «o Benfica» - e ao seu jogador favorito das águias - «o João Neves».
Voltando à Seleção, quem é o jogador favorito, depois de Ronaldo, obviamente? «O Bruno Fernandes. É muito bom.»
Só na tarde deste domingo é que Diana e Carla Bandeira regressaram a Portugal, poucas horas antes de falarem com A BOLA. Talvez ainda não se tenham apercebido de tudo o que aconteceu nas 24 horas que antecederam essa conversa. E de todas as palavras que foram utilizadas para caracterizar o cumprimento de Diana com Ronaldo, as consequentes reações e os sentimentos partilhados entre a família, a que talvez melhor se aplique seja indescritível. E não é para menos.
A bola está, outra vez, do lado de Ronaldo. Que venham mais momentos destes.