Ruben sem acento, agora com 'accent'
Ruben Amorim (Miguel Nunes)

Ruben sem acento, agora com 'accent'

OPINIÃO11.11.202407:36

'Para lá da linha' é uma opinião semanal

E pronto. Ruben (vai sem acento, ok) Amorim deixa o Sporting em estado de graça e com ele leva muita coisa que já foi elogiada aqui. Tem piada que há semanas escrevi sobre a saída do diretor desportivo Hugo Viana, e como isso poderia ser o desmoronar de um complexo sistema de peças de dominó feito para cair. Na altura alvitrei que Amorim pudesse ser a seguinte peça a cair para seguir Viana e substituir Pep Guardiola – quiseram os resultados que seguisse mesmo para Manchester, mas ironicamente para ser rival, de vermelho, no Manchester United. Ele bem avisou que os caminhos seriam diferentes.

Na conferência de imprensa em que se abriu a barragem das explicações, Amorim disse que quer mesmo arriscar e ele o presidente Frederico Varandas anunciaram que a sucessão estava a ser preparada há muito – uma pressão extra para os ombros de João Pereira, convenhamos. Não cai lá de paraquedas para tomar conta de uma equipa que goleou o City e o mergulhou em rara crise. Em Manchester já amam e odeiam Ruben.

Depois, na antevisão ao jogo com o City, um jornalista inglês não soube esperar. Queria à força que dissesse umas palavrinhas em inglês… Ele soltou um «sorry», disse em inglês que não podia falar em inglês, e manteve-se firme. Teve uma amostra de como vai passar a ser quando enfrentar a imprensa às sextas-feiras e depois dos jogos. Por ser uma segunda língua a ter (ligeiro) sotaque.

Confirmou-o na última antevisão: «Obviamente, sempre acompanhei muito o fenómeno desportivo, mesmo para o sítio para onde vou, para perceber as dinâmicas. Já sei o que vou dizer quando venho para aqui. Tenho uma preparação do Filipe [Dinis, assessor de comunicação]. (…) Obviamente que é uma estratégia. As coisas estão à vista das pessoas. Os resultados ditam tudo. Eu sei que se perder jogos vou embora e se ganhar fico.» Bem, nem sempre é assim quando surge um convite irrecusável.

Vão então passar a ser em inglês as conferências dele. Lá já escrevem Ruben sem acento, ao menos isso, mas sabe que a preparação passará a ser diferente, agora com ‘accent’ inglês. Mas o conteúdo espero que continue igual. Cativante. Seguramente para lá do verão.