NFT no Desporto

OPINIÃO27.07.202206:30

Os NFTs podem ser usados para vender conteúdo digital colecionável

CADA vez se ouve falar mais em NFT’s e a sua entrada no mundo do desporto. Contudo, nem todos sabem o que é um NFT e que relação pode ter com esta área de atividade. NFTs (tokens não fungíveis) e outros ativos digitais têm sido vistos como tendo um grande potencial para impulsionar e reformular o futuro do desporto. Mas como?
Um token não fungível (NFT) é um ativo digital exclusivo e não intercambiável armazenado em um blockchain. Os NFTs permitem que os criadores de conteúdo limitem o número de proprietários de um ativo a apenas um, criando assim um elemento raro no mundo digital.
Os NFTs podem, assim, ser usados para vender conteúdo digital colecionável, autenticado e de edição limitada. Esse mesmo conteúdo pode depois ser transacionado no mundo virtual. Este tipo de NFT são normalmente licenciados por organizadores de competições, clubes ou mesmo atletas individuais. Mal comparado, é como adquirir, por exemplo, um cromo raro, antigo de um grande atleta; mas agora dos tempos modernos. Existe ainda a possibilidade de transacionar experiências digitais, criando oportunidades de engagment com os adeptos ou fornecendo conteúdos exclusivos e valiosos.
Por outro lado, tudo isto será exibido no metaverso, no espaço virtual, compartilhado em plataformas. Esta realidade alternativa mudará a forma como os adeptos vivem o desporto e o consomem. Naturalmente, esta evolução terá de ser acompanhada bem de perto para se poder intervir, caso seja necessário, do ponto de vista regulatório, a modo de evitar situações que coloquem em causa a integridade das competições e a independência da comunidade desportiva.