‘Clearing House’ em funcionamento

OPINIÃO21.06.202306:30

Câmara de Compensação da FIFA fez parte de um pacote de reformas do sistema da transferências

Asemana passada foi noticiado que ocorreu o primeiro pagamento a um pequeno clube amador francês através da chamada Clearing House da FIFA. Precisamente, foi a autorização da entidade de supervisão bancária francesa que permite à FIFA Clearing House cobrar e processar pagamentos em nome dos clubes, de acordo com a Diretiva de Serviços de Pagamento da União Europeia, algo que é condição necessária ao seu funcionamento. 

A ideia de criar uma Câmara de Compensação da FIFA fez parte de um pacote de reformas do sistema de transferências aprovado em outubro de 2018. Os principais objetivos desta Câmara são centralizar, processar e automatizar pagamentos entre clubes, relacionados com pagamentos de valores a título de compensação por formação e contribuição solidária e promover a transparência e integridade financeira e evitar condutas fraudulentas no sistema de transferências.

A FIFA Clearing House será gerida como uma entidade independente e foi criada em França, tendo órgãos específicos para supervisionar os pagamentos e garantir que tudo é feito de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis. Deste modo, espera-se, garantirá que as compensações de formação e pagamentos relativos às contribuições de solidariedade sejam efetivamente feitas aos clubes que a eles têm direito, evitando assim o incumprimento desta obrigação por parte dos clubes devedores.

De acordo com a FIFA, espera-se que ainda este ano se estabeleça um novo recorde anual de pagamentos a título de compensação por formação e contribuição solidária alocadas pela FIFA neste primeiro ano de operações da Clearing House.