Bem-vindo, Rui Águas!
A BOLA tem um novo craque online e nas páginas do jornal. Foto Nuno Ferrari

Opinião Bem-vindo, Rui Águas!

OPINIÃO04.09.202411:00

O mercado fechou, venha o jogo; Benfica em busca de treinador e sobretudo de golos; Ronaldo marca posição na Seleção; FC Porto brilhante na promoção do futebol feminino; e Rui Águas por aqui

1

Fechou o mercado, começa a competição justa e séria. Os candidatos ao título mexeram-se, aparentemente bem, nas últimas horas de capitalismo. É hora de testarem as soluções e ver como chegam as coisas a janeiro, altura em que o dinheiro entrará de novo em campo.

2

O Benfica está mais exposto na linha de fogo, porque já perdeu cinco pontos e acaba de despedir um treinador. O anúncio do novo estará prestes a acontecer. A expectativa é grande, as certezas poucas, embora cada vez se entreveja mais Bruno Lage no banco encarnado. Uns veem o copo meio cheio — campeão após recuperar grande atraso pontual — outros meio vazio — título perdido após grande avanço pontual. Os resultados ditarão a justiça da escolha, mais do que as palavras de circunstância ou o estilo de jogo, essa entidade que se esfuma entre comentários assim que começamos a contabilizar bolas que entram ou não entram. Poupem-nos, pelo menos, ao conceito de projeto, o bom senso agradece.

3

A Seleção Nacional está reunida para tentar chegar à fase final da Liga das Nações. O entusiasmo é morno, mas Cristiano Ronaldo já animou as hostes ao falar publicamente no primeiro dia e ao mostrar que não está na Cidade do futebol para ser mais um. Para o bem e para o mal, o capitão alcançou um estatuto que lhe permite sentir-se ele e mais dez. Umas vezes isso é ouro, noutras nem por isso. Mas é o que é, e não parece haver forma de vir a ser de outra maneira.

4

Enorme festa no Dragão para a estreia absoluta do futebol feminino do FC Porto. Mesmo com derrota em Alvalade, no masculino, poucas horas antes. Nunca é de mais repetir: o futuro está em marcha e passa pela igualdade de género. No futebol como em toda a sociedade. Se o desporto ajudar, tanto melhor, estará a cumprir parte do seu desígnio. A propósito: no próximo fim de semana decorre a III edição do Ética Summit. É exclusivamente online e com inscrições gratuitas. Temos muito a aprender nestas matérias.

5

Damos, nesta quarta-feira, as boas-vindas a Rui Águas. Na página 31 do jornal, online, e a partir de agora sempre à quarta-feira, teremos a opinião de uma das grandes figuras do futebol português. Avançado de excelência (tecnicamente, de cabeça, nem Jardel ou João Pinto...) e treinador com provas dadas, é mais um motivo para os nossos leitores se ligarem a nós.