Ai, Bruno, Bruno, em que buraco te meteste...
Bruno Fernandes frente ao FC Porto (IMAGO)

Ai, Bruno, Bruno, em que buraco te meteste...

Médio do Manchester United arrisca-se a terminar a carreira sem ser campeão nacional. É apenas um dos mais internacionais por Portugal que nunca venceram um campeonato...

Bruno Fernandes saiu do Sporting para o Manchester United a 29 de janeiro de 2020. Trinta e seis dias depois, a 5 de março, Rúben Amorim entrou em Alvalade e os leões ganharam, desde aí, duas Ligas, duas taças da Liga e uma Supertaça. BF, no mesmo período, ganhou uma Taça de Inglaterra e uma Taça da Liga pelo MU, participando em 244 jogos e marcando 79 golos. O Sporting, entretanto, transformou-se em Manchester United (continuando com Rúben Amorim) e o Manchester United transformou-se em Sporting (quatro treinadores em quatro anos e meio: Solskjaer, Carrick, Rangnick e Ten Hag).

Os red devils terminaram 2023/2024 no 8.º lugar da Premier League a 31 (!) pontos do campeão City e agora, em 2024/2025, arrastam-se pelo 14.º lugar, com 8 pontos em 7 jogos e a já 10 pontos do líder Liverpool. O Sporting, entretanto, é primeiro da Liga e procura o seu 3.º campeonato em cinco épocas completas com RA. Bruno Fernandes merecia muito mais. Merecia um clube que não necessitasse de ser refundado: novos dirigentes, novos treinadores, novos jogadores.

Lá no alto das bancadas de Old Trafford, o coração de Alex Ferguson, aos 82 anos, vai resistindo a tudo. Bruno Fernandes teve Ronaldo, Pogba, Cavani, Rashford, Eriksen, Casemiro, Antony, Sancho, Fred ou Garnacho como companheiros e quase nunca o rendimento coletivo esteve ao nível do rendimento individual do médio português. O Manchester United é agora um buraco profundo do qual Cristiano Ronaldo se livrou a tempo e ao qual Bruno Fernandes, aos 30 anos, parece estranhamente apegado. Ainda vai a tempo de sair.

Bruno Fernandes é um dos raros futebolistas portugueses de topo que nunca foram campeões nacionais. Acima das 70 internacionalizações A há 25 jogadores. Vinte e um venceram campeonatos e apenas quatro nunca lá chegaram: Rui Patrício, William Carvalho, Ricardo e Bruno Fernandes. O antigo guarda-redes já não terá essa possibilidade, muito dificilmente o médio do Bétis e o guarda-redes da Atalanta o serão e, pelo andar da carruagem, o médio do Manchester United não terá essa possibilidade.

É pena. Bruno Fernandes forma, com Rúben Dias e Bernardo Silva, o trio mais exuberante pós-Euro 2016. O defesa soma cinco campeonatos (um pelo Benfica e quatro pelo City) e o avançado vai em oito (um pelo Benfica, um pelo Mónaco e seis pelo City). Bruno, Bruno, em que buraco te foste meter, pá. Sai enquanto é tempo. Janeiro é já ali!

City teve de sofrer para voltar às vitórias

5 outubro 2024, 17:15

City teve de sofrer para voltar às vitórias

Após dois empates, equipa de Bernardo Silva e Rúben Dias, está de regresso aos triunfos, batendo o Fulham de Marco Silva, que nunca deitou a toalha ao chão, num jogo espetacular