Negociações  já começaram e criativo uruguaio quer ser guerreiro

SC Braga Negociações já começaram e criativo uruguaio quer ser guerreiro

NACIONAL08.07.202309:38

Rodrigo Zalazar não vê outro cenário para o seu futuro que não seja a transferência para o SC Braga e a possibilidade de lutar pelo acesso ao quadro principal da Liga dos Campeões.

Como A BOLA noticiou na sua edição de ontem, o médio uruguaio, de 23 anos, tem um acordo verbal acertado com os bracarenses. Sendo um jogador altamente requisitado no mercado europeu e sul-americano, o SC Braga cravou uma lança que promete ser determinante num negócio em desenvolvimento e que está agora na esfera dos clubes.


O Schalke, com o qual Zalazar tem contrato até 2026, exige cerca de €5 milhões para libertar o uruguaio, estando igualmente renitente em abrir mão de um jogador que é importante nos planos de regresso à elite do futebol alemão. A descida da equipa de Gelsenkirchen ao segundo escalão estimulou a aproximação de um leque respeitável de clubes interessados no internacional uruguaio nascido na espanhola Albacete. Vasco da Gama, São Paulo, Anderlecht, Torino e Villarreal acenaram com ofertas e pedidos de empréstimo que os alemães recusaram.


O facto de o SC Braga ter contornado habilmente toda essa concorrência indo diretamente à fonte colocou o Schalke perante um quadro diferente, na medida em que tem um ativo fortemente motivado com o projeto desportivo bracarense e irredutível na intenção de não comprometer a sua ascensão da seleção uruguaia. Neste capítulo, jogar na 2. Bundesliga alemã não é a mesma coisa que competir num clube da primeira linha do futebol português, com pergaminhos na Europa e que bate à porta da próxima edição da Champions.


Na última temporada, o criativo uruguaio participou de 22 jogos na Bundesliga, 15 dos quais na condição de titular, e numa partida da Taça da Alemanha. Marcou dois golos e fez seis assistências. Em outubro sofreu uma fratura num metatarso, mas voltou à competição em janeiro. Foi nessa fase posterior à lesão que alcançou aquele somatório de passes para golo.


Filho de José Zalazar, antigo médio internacional pelo Uruguai, e irmão de Kuki Zalazar, avançado do Corunha, o médio é um organizador de topo, com forte potencial de valorização no futuro e que vê no SC Braga um palco estimulante para manter padrões elevados na carreira. Se o acordo passar para o papel, assinará contrato válido, em princípio, por cinco temporadas.