Volta à França: Victor Lafay  antecipou-se aos favoritos

Ciclismo Volta à França: Victor Lafay antecipou-se aos favoritos

CICLISMO02.07.202319:10

A temida passagem por Jaizkibel  com 8,1 km e um desnível 5,3 %, considerada a montanha emblemática do País Basco, situada sobre a baía de S. Sebastian, foi impiedosa na seleção dos melhores que decidiram ao sprint a 2.ª etapa da Volta à França percorrida entre Vitória e San Sebastian com 208,9 km.  

A corrida iniciou-se com a fuga de Neilson Powless (EF Education), Rémi Cavagna (Soudal) e Boasson Hagen (TotalEnergies), que sempre estiveram controlados pelo pelotão mesmo depois de terem 5 m de vantagem para o grande grupo, que esteve mais interessado na luta entre Pogaçar e Vingegaard os imperadores do Tour, que nos fugitivos.

Neilson Powless foi o último dos resistentes neutralizado quando o pelotão já se encontrava nos últimos 20 km depois de ter perdido a vantagem na subida de Jaizkibel, quando Jumbo-Visma e Team Emirates aumentaram o ritmo de pedalada e deixaram apeados muitos ciclistas entre os quais os portugueses Rui Cota (Intermarché), Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar) que cortaram a meta com algum atraso.

A perspicácia de Victor Lafay (Cofidis) foi determinante para o triunfo do francês, que lançou o primeiro  ataque na entrada do ultimo quilómetro para mais adiante  iniciar o sprint final a 400 metros da meta que lhe valeu surpreender o comboio da Jumbo-Visma e em particular Wout Van Aert que não foi além do segundo lugar, depois de Laporte não ter conseguido anular o espaço que Lafay ganhou ao pelotão.

«Quando fui ao limite em esforço não pensava em ganhar quando vi os 500 metros, senti os watts começarem a cair, acreditei até ao fim, ouvia o barulho das correntes da bicicletas cada vez mais perto de mim mas consegui ser o primeiro. É uma sensação indescritível, ontem fiquei um pouco frustrado no final, hoje foi tudo bem diferente embora me sentisse pior que no primeiro dia, decidi atacar na entrada do ultimo quilómetro e comecei a sprintar cedo de mais, mas valeu a pena para dar esta alegria à equipa e aos franceses. Na 2.ª etapa fui vitima da marcação entre os favoritos, hoje vi que a Jumbo tinha trabalhado muito, pensei que seria um boa ideia tentar tudo no ultimo quilómetro, estavam muito desgastados e Van Aert não iria atacar sozinho e acabei por vencer» palavras de Victor Lafay que se estreou a vencer no Tour depois de já ter ganho uma etapa na Volta à Itália em 2021. Foi o regresso  a Cofidis às vitórias na Volta à França 15 anos depois de Sylvan Chavanel ter sido primeiro em 2008 na chegada a Montluçon.

Na luta dos galos, Tadej Pogaçar ganhou 12 segundos Jonas Vingegaard, 8 na subida de Jaizkibel e quatro ao ser o terceiro classificado na meta. Adam Yates (Emirates) manteve e camisola amarela com a diferença de 6 segundos par Tadej Pogçar (Emirates) e para o seu irmão Simon Yates. A 3.ª etapa que  finaliza em Baiona no território francês não apresenta dificuldades mas poderá na parte final ter o vento como adversário invisível. «A etapa decorreu sem problemas e descolei na ultima subida por o ritmo ser muito elevado. Como vai ser o nosso plano no futuro?, sem possibilidades de colocar um ciclista no pódio vamos lutar pelas etapas. Hoje tentei entrar na fuga mas não consegui, quando chegarem os Pirenéus e os Alpes talvez aí possamos fazer qualquer coisa interessante», contou a A BOLA Nelson Oliveira que se encontra a meio da tabela na classificação geral.

2.ª  ETAPA VITORIA - SAN SEBASTIAN 209 KM  

1.º Victor Lafay (Fra/Cofidis)             4,46,39 h

         média de 43,391 km/h

2.º Wout Van Aert (Bel/Jumbo)         mt

3.º Tadej Pogaçar (Slo/Emirates)       mt

4.º Tom Pidcock (Gbr/Ineos)             mt

5.º Pello Bilbao (Esp/Bahrain)             mt

6.º Mickael Woods (Au/Israel)           mt

7.º Romain Bardet (Fra/DSM)           mt

8.º Dylan Teuns (Bel/Israel)              mt

9.º Jai Hindley (Aus/Bora)                 mt

10.º Steff Cras (Bel/TotalEnergies)   mt

35.º Ruben Guerreiro (Por/Movistar) a 2,25 m

59.º Rui Costa (Por/Intermarché)      a 6,26 m

89.º Nelson Oliveira (Por/Movistar) a 11,42 m

GERAL

1.º Adam Yates (Gbr/Emirates)          9,09,18 h

2.º Tadej Pogaçar (Slo/Emirates)       a 6 s

3.º Simon Yates (Gbr/Jayco-Alula)     mt

4.º Victor Lafay (Fra/ Cofidis)           a 12 s

5.º Wout Van Aert (Bel/Jumbo)         a 16 s

6.º Jonas Vingegaard (Din/Jumbo)      a 17 s

7.º Michael Woods (Can/Israel)         a 22 s

8.º Jai Hindley (Aus/Bora)                 mt

9.º Mikel Landa (Esp/Bahrain)            mt

10.º Carlos Rodriguez (Esp/Ineos)      mt

60.º Ruben Guerreiro (Por/Movistar a 12,17 m

66.º Rui Costa (Por/Intermarché)      a 15,12 m

72.º Nelson Oliveira (Por/Movistar) a 16,51 m

PONTOS

1.º Victor Lafay (Fra/Cofidis             65 pontos

2.º Tadej Pogaçar (Slo/Emirates)       42

3.º Wout Van Aert (Bel/Jumbo)         36

MONTANHA

1.º Neilson Powless  (Usa/EF Education) 11 Pontos

2.º Tadej Pogaçar (Slo/Emirates)       7

3.º Jonas Vingegaard (Slo/umbo) 4

JUVENTUDE

1.º Tadej Pogaçar (Slo/UAD)

2.º Mattias Skjelmose (Din/Lidl)

3.º Carlos Rodriguez (Esp/Ineos)

EQUIPAS

1.ª Jumbo-Visma             27.29,00 h

2.ª Bharain-Victorious     a 42 s

3.º Ineos-Grenadiers       mt

4.ª UAE-Team Emirates  a 1,07 m

5.ª Lidl-Trek                  a 3,26 m