Japonês é promovido à equipa principal e neozelandês 'desce' à Racing Bulls
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Red Bull admite «erro» em promover Lawson: «Entrou numa espiral descendente»

FÓRMULA 127.03.202518:07

Helmut Marko explicou a decisão em voltar a colocar o neozelandês na VCARB e dar oportunidade a Tsunoda, quem considerou ser «demasiado inconsistente»

Helmut Marko já reagiu à troca de pilotos entre a Red Bull e a VCARB, portanto, a promoção de Yuki Tsunoda e a despromoção de Liam Lawson, após apenas duas corridas em 2025, e admitiu mesmo que foi um «erro» ter colocado o neozelandês como colega de equipa de Max Verstappen.

O conselheiro sénior da equipa austríaca e ex-piloto de Fórmula 1 deu os motivos pelos quais Lawson não conseguiu corresponder à confiança dada no início do ano. «Na Austrália, ele teve uma falha no turbo na terceira sessão de treino e sentiu falta dos quilómetros que perdeu por causa disso. Precisamos de um segundo piloto forte, ainda que não seja apenas por questões táticas da equipa», começou por dizer, ao portal OE24.

O austríaco ainda tentou explicar por que o japonês não foi logo lançado para a equipa principal. «Yuki era demasiado inconsistente, por isso, escolhemos Lawson por unanimidade, mas sob a crescente pressão, ele não conseguiu corresponder desde o primeiro dia na Austrália. Depois, entrou numa espiral descendente. É como um lutador de boxe que foi derrubado, é muito difícil recuperar. Nesse sentido... foi um erro», atirou.

«Temos o dever de proteger e promover o Liam e, juntos, vemos que, após um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que o Liam possa ganhar experiência. Isto não é o fim do mundo para Lawson, ele tem todas as hipóteses de começar uma carreira de sucesso na Fórmula 1 com a Racing Bulls», garantiu, deixando em aberto a possibilidade de, no futuro, voltar à Red Bull.

Esta semana, a Red Bull teve uma reunião e Marko aproveitou para discutir as críticas do tetracampeão neerlandês ao monolugar. «O objetivo principal dessa reunião é que Max se sinta bem com os técnicos e que revejam os próximos passos. Os desejos e críticas de Max devem ser abordados com calma. É certo que o RB21 é difícil de conduzir. O Racing Bull é mais fácil de lidar e é muito rápido numa volta de qualificação, mas, em corrida, está muito atrás do monolugar da Red Bull Racing», finalizou.

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