27 março 2025, 09:12
Red Bull troca mesmo Lawson por Tsunoda já no Japão
Tsunoda é promovido à equipa principal e neozelandês 'desce' à Racing Bulls
Piloto neerlandês gostou de uma publicação de Giedo van der Garde, ex-piloto da Fórmula 1, que criticava a equipa austríaca por ter dado apenas duas corridas ao neozelandês
Max Verstappen apoiou indiretamente o seu ex-companheiro de equipa, Liam Lawson, que perdeu o seu lugar na Red Bull para Yuki Tsunoda, oficialmente esta quinta-feira, apenas após duas corridas em 2025. O neozelandês vai ser substituído pelo japonês já no Grande Prémio do Japão na próxima semana e regressará à equipa da VCARB, por quem correu no ano passado.
27 março 2025, 09:12
Tsunoda é promovido à equipa principal e neozelandês 'desce' à Racing Bulls
Pouco depois do anúncio desta notícia, o ex-piloto de Fórmula 1, Giedo van der Garde, fez uma publicação nas redes sociais a criticar toda a situação na Red Bull e a expressar o seu apoio a Lawson. Curiosamente, entre as pessoas que gostaram da publicação, encontra-se o nome do tetracampeão Verstappen, seu compatriota neerlandês.
«Começo a ficar farto de todos os comentários de que a Fórmula 1 é o desporto mais difícil em termos de desempenho e que, quando não se corresponde às expectativas, é preciso aceitar as consequências. Sim, é preciso apresentar um bom desempenho. Sim, a pressão é enorme. Mas, na minha opinião, isto está mais próximo de assédio moral ou de uma decisão tomada em pânico do que de alta performance desportiva», começou por dizer van der Garde.
«Tomaram uma decisão, estavam cientes, deram a Liam apenas duas corridas para destruir o seu espírito. Não se esqueçam da dedicação, do trabalho árduo e dos sucessos que Liam alcançou na sua carreira até agora, para chegar ao nível em que está atualmente. Eu lembro-me das minhas próprias feridas, lágrimas e suor, e isso foi apenas para chegar à Fórmula 1. Sem pilotar por uma equipa de topo. Sim, ele teve um desempenho abaixo das expectativas nas duas primeiras corridas, mas, se alguém está ciente disso, é o próprio. Ele próprio o admitiu. Mas, acima de tudo, desejo a Liam força e coragem para estar na grelha de partida no Japão. Acredita em ti, mantém a cabeça erguida, prova-lhes que estão errados», acrescentou.
Na última quarta-feira, pouco depois de surgir a informação de que Lawson seria substituído por Tsunoda, os meios de comunicação social noticiaram que Verstappen era contra esta mudança precoce, e isso foi confirmado esta quinta-feira.
27 março 2025, 12:38
Christian Horner falou em decisão «inteiramente desportiva»