Rali da Sardenha: Tänak supera Ogier no final
Ott Tänak (IMAGO)
Foto: IMAGO

Rali da Sardenha: Tänak supera Ogier no final

RALIS02.06.202414:23

Vitória no mesmo dia em que foi anunciado que Arábia Saudita irá entrar no Mundial de Ralis em 2025

Ott Tänak (Hyundai i20) alcançou este domingo a vitória no Rali da Sardenha. O piloto estónio levou a melhor sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), na última especial da sexta prova do Campeonato do Mundo de Ralis, por apenas 0,2 segundos.

Ogier começou o último dia de prova com 17,1 segundos de vantagem sobre o piloto estónio, no entanto, a vantagem foi se encurtando ao longo das primeiras especiais e era de apenas 6,2 segundos à entrada para o último troço. Aí, o piloto francês, oito vezes campeão do mundo, sofreu um furo lento nos últimos três quilómetros, o que o fez perder 8,7 segundos para o vencedor do troço, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), e 6,4 para Tänak, que celebrou a vitória na prova.

Com estes resultados, Neuville segurou a liderança da classificação de pilotos, com 122 pontos. Já os 25 pontos conquistados por Tänak, colocam-no no segundo lugar, com 104 pontos, os mesmos do britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que foi quarto classificado na Sardenha. Ogier, vencedor do Rali de Portugal no passado mês de maio, é terceiro, com 92. Nos construtores, a Hyundai lidera, com 269 pontos, mais 13 do que a Toyota, que é segunda classificada.

A próxima ronda é o Rali da Polónia, de 27 a 30 de junho.

No mesmo dia, o promotor do Campeonato do Mundo anunciou que a Arábia Saudita irá acolher uma prova do Mundial de Ralis (WRC) a partir de 2025. Esta prova marca o regresso do WRC ao Médio Oriente, o que não acontece desde o Rali da Jordânia, em 2011. Esta decisão terá, no entanto, de ser aprovada no Conselho Mundial dos Desportos Motorizados.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer