Prodígio português de 15 anos junta-se à Fórmula 4 espanhola
Após ter conquistado o título nacional nas duas principais categorias de karting com a idade mínima para competir, Kiko Macedo foi anunciado na Drivex, equipa que disputará os campeonatos da Fórmula 4 espanhola
Quem tem seguido os últimos meses no karting nacional conhece bem o nome de Francisco Macedo – Kiko, como todos os conhecem – e o seu tremendo potencial enquanto piloto, que o levou a ter conseguido, com apenas 15 anos, a ter-se tornado campeão nacional em duas diferentes categorias – e logo as principais da modalidade em Portugal, X30 Sénior e Sénior, em outubro. Menos de quatro meses depois, e ainda sem ter cumprido o 16.º aniversário, dá seguimento ao seu percurso ascendente ao juntar-se à credenciada Fórmula 4 espanhola.
O sucesso instantâneo de Kiko Macedo que, assinala-se, pratica karting há pouco mais de três anos, levou-o à esperada transição para um carro de fórmula sendo que chegou a ser aventada a possibilidade de seguir para a Fórmula 3. Antes, porém, competirá na Fórmula 4, na qual foi anunciado esta quinta-feira nas redes sociais da própria competição numa publicação na qual se informa que será a Drivex a equipa que receberá o jovem piloto, visto como um emergente prodígio no desporto motorizado português e, agora, ibérico.
No momento de ser conhecida a equipa de Kiko Macedo na sua época de estreia no campeonato de Fórmula 4 em Espanha, o próprio piloto não escondeu o entusiasmo com o momento que atravessa. «Estou deliciado por juntar-me à equipa espanhola Drivex pelo campeonato espanhol de F4 da FIA e às F4 Winter Series espanholas. Creio que juntos teremos uma época de estreia fantástica. Vamos trabalhar», exclamou o talentoso piloto português, que foi também acolhido pelo responsável da sua nova equipa.
O líder da Drivex, Miguel Ángel de Castro, elogiou a maturidade que encontrou num piloto tão jovem. «Quero dar as boas-vindas ao Francisco na nossa equipa. Durante os testes, ele demonstrou um notável nível de maturidade e crescimento. Estamos entusiasmados por ter a tua participação na Fórmula Winter Series, que irá sem dúvida ajudar-nos a fortalecer-nos e tornar-nos ainda mais preparados para a Fórmula 4. Com o teu talento e compromisso, esperamos alcançar ótimos resultados», desejou dirigindo-se diretamente a Kiko.
A mudança para a competição espanhola representa um passo importante para o jovem piloto português que, no entanto, não estranhará o momento, dado estar acostumado às lides internacionais no que ao karting diz respeito. Recentemente, Kiko competiu nas IAME Euro Series, nos campeonatos da Europa CIK-FIA, campeonato do Mundo CIK-FIA e na World Series of Karting… Tudo isto na idade mínima permitida para competir.