Parceria entre Red Bull e AlphaTauri sob suspeita dos adversários
O diretor da McLaren, Zak Brown, diz-se ter «grandes preocupações» sobre proximidade de operações entre as equipas irmãs da Fórmula 1
O diretor da McLaren, Zak Brown, diz ter «grandes preocupações» sobre proximidade de operações entre as equipas irmãs da Fórmula 1, Red Bull e AlphaTauri.
«Temos grandes preocupações sobre a aliança entre AlphaTauri e Red Bull. Creio que esta ligação precisa de ser repensada no futuro, porque é preciso fazer mais para garantir que todos os concorrentes são realmente independentes», afirmou o chefe da equipa britânica, citado pelo Motorsport.com.
«São duas equipas com o mesmo dono, o que não seria possível noutros deportos. [Isso pode beneficiar a Red Bull] de várias formas. Como Helmut [Marko] disse, vão fazer todos os possíveis para beneficiarem do facto de terem duas equipas. Eu sei o que o regulamento diz, mas creio que precisamos olhar para os regulamentos sobre alianças técnicas», argumentou Zack Brown.
Nas últimas corridas da temporada de 2023, a AlphaTauri, que mudará de nome em 2024, evoluiu sobremaneira devido a uma série de atualizações técnicas que permitiu ascender da derradeira posição à oitava no Mundial de Construtores.
Christian Horner, diregor geral da Red Bull, rejeitou alegações de violação das regras e a FIA desenvolveu várias verificações de conformidade, todas sem encontrar ilegalidades, mas Zack Brown não está convencido.
As dúvidas de que Red Bull e AlphaTauri tenham transcendido as sinergias ganharam expressão após deslocação de parte da operação da escuderia secundária, de Faenza, em Itália, para o Reino Unido, sob a justificação de reduzir custos operacionais.