WRC Neuville e Hyundai lideram na Sardenha
Thierry Neuville, em Hyundai i20 N Rally1, encontra-se muito bem posicionado para ganhar pela primeira vez no WRC de 2023, conseguindo o melhor resultado da época, depois da segunda posição no México e da terceira no México e na Suécia. O belga foi o maior beneficiário do caos na segunda etapa do Rali de Itália/Sardenha, com o abandono do comandante Sébastien Ogier, em Toyota GR Yaris Rally1, como episódio mais importante do dia.
Neuville, de 34 anos, assumiu a liderança na sétima especial deste sábado chuvoso (PEC14), depois da saída de estrada de Ogier, que aconteceu 1,4 km após o arranque do setor cronometrado, e do companheiro de equipa Esapekka Lappi, finlandês que estava na segunda posição na ronda 6 do Mundial, decidir levantar o pé do acelerador, o que fez de forma inadvertida.
Amanhã, para ponto final no rali, quatro PEC (incluindo uma Power Stage com 7,79 km e pontos de bónus para os cinco mais rápidos) e 46,46 km ao cronómetro. Thierry conta com 17 vitórias no WRC, incluindo duas na Sardenha (2016 e 2018). O belga tem 36,4 s de vantagem sobre Lappi e 1.50,7 m sobre Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1), o finlandês campeão em título e líder do campeonato de 2023, posição que assumiu após a vitória no Rali de Portugal, em maio.