Miguel Oliveira destinado à Q1 após dia difícil na Austrália; GP será no sábado
Anote na agenda: o GP da Austrália foi passado para sábado devido a previsão de agravamento do estado do tempo para domingo
Miguel Oliveira começou mal o GP da Austrália, rodando nos últimos lugares da tabela nos treinos livres e no treino 1.
Num dia de sol em Philip Island, a sul de Melbourne - previsão que vai mudar -, o piloto da RNF Aprilia acabou os treinos livres em 21.º e penúltimo, sem nunca subir acima dos 10 primeiros, fazendo a melhor volta em 1:31.163 minutos. O mais rápido da sessão foi o espanhol Jorge Martín.
Mais tarde, na primeira sessão de treinos, já decisiva para a fase de qualificação – os 10 primeiros seguem direto para a Q2, algo que conseguiu na semana passada na Indonésia -, Miguel Oliveira foi 20.º, com 1:29.711, sabendo já que terá de ir à Q1 (os dois mais rápidos ganham acesso às Q2), tal como o líder e campeão mundial Francesco Bagnaia, que foi 11.º. Nesta sessão o mais rápido foi Brad Binder com 1:27.943. Marc Márquez voltou a cair.
A organização anunciou entretanto que a corrida foi passada para sábado (5.10 horas em Lisboa) devido a previsão de agravamento do estado do tempo para domingo. O sprint, que costuma ocorrer, passa para domingo, se o tempo permitir.