Liam Lawson substitui Ricciardo na Racing Bulls
Liam Lawson durante o recente Grande Prémio de Singapura
Foto: IMAGO

Liam Lawson substitui Ricciardo na Racing Bulls

Piloto neozelandês, de 22 anos, sucede ao australiano, de 35, e alinhará ao lado do japonês Yuki Tsunoda na equipa segundária da Red Bull pelo menos até ao final da temporada

A equipa de Fórmula 1 da Racing Bulls (RB) confirmou que o neozelandês Liam Lawson substituirá o australiano Daniel Ricciardo já a partir do Grande Prémio dos Estados Unidos, no próximo mês, e manter-se-á ao lado do japonês Yuki Tsunoda, o outro piloto da formação secundária da Red Bull, nas restantes seis rondas da temporada de 2024.

«Todos na Racing Bulls agradecem ao Daniel pelo seu trabalho árduo nas últimas duas temporadas connosco», afirmou o chefe de equipa da RB, Laurent Mekies. «Trouxe muita experiência e talento para a equipa com uma atitude fantástica, que ajudou todos a desenvolver e fomentar um espírito de equipa unida», continuou o mesmo responsável.

«O Daniel tem sido um verdadeiro cavalheiro dentro e fora da pista e sempre com aquele sorriso», acrescentou Mekies.

«Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para dar as boas-vindas ao Liam [Lawson]. Ele já conhece bem a equipa. Ele conduziu para nós na época passada e lidou bem com as circunstâncias difíceis, por isso será uma transição natural», frisou ainda, antes de concluir. «É ótimo ver jovens talentos da família Red Bull a dar o próximo passo».

O anúncio apenas confirmou Lawson para os restantes seis Grandes Prémios de 2024, sem se referir à próxima temporada, uma vez que a Red Bull pretende manter as opções em aberto nas duplas de pilotos em ambas as equipas.

O neozelandês de 22 anos, que foi contratado pelo programa júnior da Red Bull em 2019, terá agora uma efetiva oportunidade ao lado de Tsunoda, depois de, em 2024, ter completou cinco Grandes Prémios pela RB, então denominada AlphaTauri, substituindo, por lesão, Ricciardo. Lawson impressionou ao marcar pontos com um nono lugar em Singapura antes de regressar à função de piloto de reserva.

Ricciardo, de 35 anos, abandona agora a F1 pela segunda vez após 257 Grandes Prémios, oito vitórias e três 'pole positions'.