Já há datas da estreia de Hamilton com o Ferrari
Piloto britânico vai testar um dia na pista privada da Scuderia em Fiorano e mais três em Barcelona, ainda em janeiro
Lewis Hamilton deverá fazer a sua estreia na Ferrari em pista dentro de apenas duas semanas, enquanto a Scuderia se ajusta aos novos e mais restritivos regulamentos da FIA sobre testes privados com monolugares antigos.
Até à época transata, não havia limite ao recurso das equipas a testes com carros de dois a quatro anos de antiguidade, mas as regras foram ajustadas para 2025 depois de Max Verstappen ter utilizado o Red Bull de 2022 em Ímola, em junho transato, no decurso da temporada, com o objetivo de a equipa resolver os problemas de estabilidade do carro de 2024 (RB20).
O regulamento desportivo da Fórmula 1, emitido pela FIA em dezembro último, refere que «cada concorrente pode completar um máximo de 1000 quilómetros de TPC [Testing of Previous Cars ou Teste de Carros Anteriores] em cada ano civil, utilizando pilotos inscritos no Campeonato, ou que pretendam participar no Campeonato, sendo essa distância acumulada num máximo de quatro dos dias permitidos (…)».
À luz desta norma, a Ferrari utilizará os seus quatro dias e 1000 km de testes este mês para ajudar Hamilton a ambientar-se à sua nova equipa antes do início da próxima temporada, com uma sessão inaugural na pista Fiorano, circuito privado do construtor italiano, marcada para 20 ou 21 de janeiro, dependendo das condições climatéricas.
De acordo com o AutoSport.com, a Scuderia seguirá depois para Barcelona no final deste mês, reservando, para uso exclusivo, o circuito catalão durante pelo menos quatro dias. Isto dará à equipa alguma margem de manobra em caso de a chuva afetar o trabalho, uma vez que poderá testar nos três dias mais favoráveis, totalizando os quatro dias de testes permitidos. Outra decisão pendente é a escolha do monolugar que Hamilton guiará: o SF-23 de 2023 ou o antecessor de 2022, F1-75.
Vasseur sem preocupações
O chefe de equipa da Ferrari, Frederic Vasseur, afirmou há alguns dias que «não estava minimamente preocupado» com a adaptação de Hamilton à equipa de Maranello, sublinhando que o britânico, recordista (ex aequo com Michael Schumacher) de títulos mundiais, vitórias em Grandes Prémios, pole position e pódios «não é um estreante».
«Sabemos que temos muitos procedimentos para assimilar durante estes dias, mas Hamilton tem experiência suficiente para o fazer», acrescentou o francês. «Temos a vantagem de ter o simulador. Ele poderá fazer uma simulação de corrida e uma simulação de qualificação, e estar totalmente adaptado ao volante e a todas as particularidades do carro. Mas não estou preocupado com isso e não é o maior desafio», frisou Vasseur.
A Ferrari vai revelar o novo carro de F1 a 19 de fevereiro, um dia após o lançamento oficial da F1 2025, em Londres, e uma semana antes do início dos testes oficiais de pré-temporada, no Bahrain, a 26.