Fórmula 1 Horner garante Pérez com Verstappen na Red Bull em 2024
Christian Horner, na ‘antecâmara’ da ronda 11 do Mundial de 2023, o Grande Prémio da Hungria, corrida a realizar no próximo domingo, a partir das 14 horas em Portugal Continental, no Hungaroring, circuito nos arredores de Budapeste, colocou um ponto final nas especulações sobre a dupla de pilotos da Red Bull para 2024.
O britânico de 49 anos que lidera a escuderia austríaca desde 2005 garantiu que não existem planos para mudanças. Max Verstappen e Sergio Pérez encontram-se sob contrato e os resultados menos bons do mexicano nas corridas mais recentes – cinco insucessos consecutivos em sessões de qualificação, com não apuramentos para o segmento (Q3) que atribui a ‘pole position’ e arruma as cinco primeiras linhas da grelha de partida – não comprometeram o futuro do piloto na Red Bull.
Horner também comentou o ‘empréstimo’ do piloto de reserva e teste Daniel Ricciardo à AlphaTauri, para substituir o neerlandês Nyck de Vries, que foi ‘dispensado’ pela equipa de Faenza propriedade dos austríacos. «Assim, continua em atividade e mantém aberta a porta da Red Bull. Penso que está determinado a regressar e, por isso, aceitou esta decisão e a mudança», disse Horner, que admitiu poder contar com o australiano para o campeonato de 2025 – o contrato de Pérez termina no final de 2024.
No entanto, o britânico não ‘desiste’ de Pérez, o segundo classificado no Mundial de 2023, a 99 pontos de Verstappen. «Estamos empenhados em apoiá-lo neste período de menos confiança. Já ganhou dois grandes prémios este ano e estamos convencidos que é capaz de fazer mais e melhor», concluiu.
Recentemente, disse-se que a Red Bull estava em conversações com Charles Leclerc (Ferrari) e Lando Norris (McLaren), com o objetivo de preparar dupla de pilotos de 'sonho' para 2024, com o 'apoio' da Liberty Media, a empresa proprietária da Fórmula 1, o que pressupunha interesse na 'dispensa' de Pérez. Tanto o monesgasco da escuderia italiana como o inglês da equipa britânica têm, igualmente, contratos válidos para a próxima temporada.