GP do Qatar: Max Verstappen em classe à parte
Tetracampeão mundial dominou a corrida noturna no circuito de Lusail e só foi ligeiramente incomodado por Lando Norris... que destruiu a sua corrida ao ser penalizado com 10 segundos e paragem nas boxes
Quando se previa que fossem os McLaren os carros com melhor desempenho no Grande Prémio do Qatar, Max Verstappen, no seu Red Bull, contrariou as estimativas e dominou de início ao fim a corrida noturna no circuito de Lusail, somando a nona vitória na temporada em que já se sagrou tetracampeão mundial de Fórmula 1.
O piloto da Red Bull ultrapassou logo após a partida George Russell, que arrancou da pole beneficiando da penalização decidida na véspera ao neerlandês (perda de uma posição na grelha), após este último ter sido o mais rápido na qualificação. O britânico da Mercedes também foi ultrapassado pelo compatriota Lando Norris, da McLaren, e caiu para a terceira posição.
Ainda na primeira volta, Oscar Piastri (McLaren) superou Carlos Sainz (Ferrari) e o Safety Car é chamado a intervir devido a acidente entre Nico Hulkenberg (Haas), Franco Colapinto (Williams) e Esteban Ocon (Alpine), que forçou os dois últimos à desistência.
Na liderança, Verstappen nunca permitiu que Norris estivesse a menos de um segundo e assim não pudesse acionar o DRS, mas mantinham-se praticamente juntos quando, na volta 36, detritos de um retrovisor estilhaçado na reta da meta causou furos a Lewis Hamilton (Mercedes) e Sainz, motivando a segunda entrada em pista do Safety Car, que voltou a reunir todos os carros.
Retomada a corrida, Norris ataca Verstappen na primeira curva, mas o piloto da Red Bull resistiu lado a lado com o rival que mais se aproximou na luta pelo Mundial, e continuou na liderança.
Todavia, ainda nessa volta, Sergio Pérez despistou-se e o Safety Car (primeiro em modo Virtual) foi novamente chamado à ação, implicando mais uma partida lançada. Nesta, Verstappen manteve-se a salvo de Norris, e foi o piloto da McLaren a ser ameaçado, por Charles Leclerc (Ferrari), mas o britânico defendeu-se bem do monegasco.
Numa corrida de loucos, logo a seguir Norris é penalizado em dez segundos em stop & go (paragem nas boxes), por não ter reduzido a velocidade durante um período de bandeiras amarelas, o que lhe destruiu as ambições de vitória, caindo para o fundo da classificação, e deixou Verstappen à vontade no comando. O líder era muito mais rápido do que Leclerc, que ascendeu à segunda posição com a sanção a Norris.
Oscar Piastri, com uma prestação bastante regular, fechou o pódio, no terceiro lugar, à frente de Russell, que acabou por descer à sexta posição após penalização de cinco segundos. Ainda pior, Lando Norris, apenas décimo. Em contraponto, o francês Pierre Gasly (Alpine) destacou-se no quarto lugar e o chinês Guanyu Zhou averbou os primeiros pontos da temporada para a Sauber, no oitavo posto.
A decisão do título mundial de Construtores fica adiada para o derradeiro Grande Prémio, em Abu Dhabi. A McLaren defenderá 21 pontos de vantagem sobre a Ferrari.