FIA quer apertar regras do processo de revisão das equipas
Ben Sulayem, presidente da FIA, e Anar Alakbarov, presidente da Federação Automóvel do Azerbeijão (IMAGO)
Foto: IMAGO

FIA quer apertar regras do processo de revisão das equipas

FÓRMULA 113.11.202323:34

A organização mundial quer reduzir tempo que as equipas têm para fazer o pedido e adicionar uma taxa à abertura do procedimento

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer mudar as regras do processo de revisão já para a temporada de 2024. 

Depois de rejeitar o pedido da Haas relativo ao Grande Prémio dos Estados Unidos, a instituição pretende diminuir de 14 para 4, os dias que as equipas têm para apelar qualquer decisão que os comissários tenham feito durante um Grande Prémio. O tempo de contagem começa imediatamente após o fim da corrida do GP. 

Esta não é a única alteração a ser considerada, uma vez a organização tenciona ainda introduzir uma taxa para os construtores que queiram exercer este direito. 

O procedimento tem-se tornado cada vez mais comum, já que neste mesmo ano, a Aston Martin (GP da Arábia Saudita), a Ferrari (GP de Austrália) e McLaren (GP de Austria), fizeram uso do processo.

A medida vai ser discutida na próxima Assembleia Geral da FIA, que vai decorrer entre 4 a 8 de dezembro, em Baku, capital do Azerbeijão, e deverá aplicar-se a todos os restantes desportos motorizados.