Hóquei em patins «Vamos a Espanha para nos sagrarmos campeões europeus»
A um dia do final do estágio de preparação para o Europeu, que se realiza de 17 a 22 deste mês, em Espanha, o avançado portista José Rafa Costa fez «balanço positivo» no Pavilhão do HC Mealhada, onde decorrem os treinos nesta semana, destacando «a ambição muito grande» de reconquista do título de 2016.
«Vamos [a Espanha] com ambições muito grandes de nos sagrarmos campeões europeus. É o nosso objetivo», destacou o avançado em declarações reproduzidas pela Federação de Patinagem de Portugal.
Para o otimismo de Rafa contribuem a experiência do grupo de jogadores, que «já estão juntos há alguns anos, o que facilita a noção do trabalho em pista», apesar da inclusão de novos elementos, como são os casos de Xano Edo e Nuno Santos. «Também já conhecemos a equipa técnica e trabalhamos sobre a vitória na GoldenCat [torneio de preparação realizado na Catalunha], o que ajuda sempre. Se juntarmos o espírito de grupo criado a estes fatores, o balanço é positivo.»
Rafa não se mostrou receoso do novo modelo competitivo do Europeu, com dois grupos de quatro equipas, divididas em função da classificação na última edição. De um lado, na poule A, a campeã Espanha, França (2.º), Portugal e Itália (ambos 3.º). Na B estão Andorra, Alemanha, Inglaterra e Suíça. As nações defrontam-se entre si em cada grupo e só se cruzam a partir dos quartos de final.
«Não é um modelo propriamente novo. O emparelhamento é diferente. É mais exigente em relação às últimas competições. Trabalhámos para isso, nomeadamente em termos físicos. Veremos como cada um de nós responde a jogos exigentes no final de época desgastante nos clubes», frisou o dianteiro. «A classificação da fase de grupos não condicionará tanto, embora queiramos ganhar todos os jogos e terminar o nosso na liderança.»
Além de Rafa, o grupo de trabalho é formado pelos guarda-redes Pedro Henriques (Benfica) e Xano Edo (Valongo/Oliveirense), os defesas/médios Nuno Santos (Valongo/Oliveirense), Hélder Nunes (Barcelona/FC Porto), Henrique Magalhães (Sporting) e Telmo Pinto (FC Porto), sem esquecer os avançados João Rodrigues (Barcelona), Gonçalo Alves (FC Porto) e João Souto (Sporting). Orientados por Renato Garrido.