US Open: Medvedev elimina desinspirado Nuno Borges
Daniil Medvedev qualifica-se para os quartos de final do US Open
Foto: IMAGO

US Open: Medvedev elimina desinspirado Nuno Borges

TÉNIS02.09.202421:12

Português mostrou-se longe do melhor nível contra o russo, 5.º do 'ranking' mundial; maiato de 27 anos pecou nos erros não forçados (51) e no serviço também se mostrou abaixo do que era esperado, cometendo 10 duplas faltas

 Chegou ao fim a caminhada histórica de Nuno Borges no US Open e mais uma vez aos pés de Daniil Medvedev. Tal como aconteceu no Australian Open, em janeiro, o português de 27 anos voltou a disputar uns oitavos de final de um Grand Slam contra o russo e novamente acabou por ser derrotado pelo moscovita, num encontro em que se mostrou muito desinspirado. O público presente ainda puxou por Borges, mas este não conseguiu incomodar verdadeiramente o adversário, que precisou de 1 hora e 51 minutos para derrotar o maiato, por 3-0, com parciais de 6/0, 6/1 e 6/3.

O português não escondeu a frustração com a prestação, especialmente no 3.º set, no qual até deixou escapar um break de vantagem sobre o russo (2/1) e já depois de se ter mostrado muito abaixo do nível que apresentou em Flushing Meadows. Nos primeiros dois sets venceu apenas um jogo e isso explica-se pela quantidade de erros não forçados (51) que apontou ao longo da sessão (51), contra apenas 20 winners conseguidos, numa estatística que se explica pela agressividade que optou por tentar imprimir no jogo.

Se Nuno Borges chegou até esta fase da competição a jogar um ténis controlado e com boa construção de pontos, o mesmo não se verificou contra a muralha russa. Para contrariar as enormes capacidades defensivas de Medvedev, com destaque para a sólida e perigosa pancada de esquerda do mesmo, o português optou por fugir à luta de esquerdas e tentar comandar os pontos com a direita, mas só daí saíram 23 erros não forçados.

Depois de levar 6/0 em apenas 23 minutos, Nuno Borges tentou inserir alguma variação no duelo para desestabilizar o russo. Os ammortis, que tantas dores de cabeça deram ao russo no encontro em Melbourne, também foram aposta algo frequente do maiato, mas sem grande sucesso. O russo estava preparado para tudo, até para as surpreendentes subidas à rede de Borges no 3.º set. E mesmo neste parcial, no qual se vislumbrou algum do melhor ténis do tenista de 27 anos, o antigo campeão do US Open (2021) manteve-se calmo e superior ao adversário luso.

Daniil Medvedev fica a mais um passo de repetir presença na final do major norte-americano – a última foi no ano passado, na qual perdeu contra Novak Djokovic -, contudo, nos quartos de terá o mais difícil teste até ao momento, uma vez que espera pelo vencedor do embate entre Jannik Sinner (1.º) e Tommy Paul (14.º).

Presença no 'top'-30 garantida

Apesar da amarga derrota frente ao moscovita, Nuno Borges voltou a desempenhar uma das melhores semanas da carreira. Por ter chegado aos oitavos de final da competição, Nuno Borges vai arrecadar mais 190 pontos para o ranking, o que significa que tem subida garantida ao 30.º lugar na próxima atualização da hierarquia mundial, siginificando que vai ser o segundo português a entrar no 'top'-30, depois de João Sousa o ter feito em 2016, quando chegou a 28.º.

E como se não bastasse, também devido à prestação nesta prova, o português vai encaixar cerca de 296 mil euros (325 mil dólares), sendo este o maior prémio monetário que ganhou em qualquer torneio do circuito mundial, ultrapassando os 156 mil euros que garantiu na Austrália.

notícia atualizada às 21.51 horas