US Open: Djokovic evocou Kobe Bryant após 24.º Grand Slam

Vídeo US Open: Djokovic evocou Kobe Bryant após 24.º Grand Slam

TÉNIS11.09.202308:32

Novak Djokovic sagrou-se domingo campeão do US Open pela quarta vez e chegou aos 24 Grand Slam na carreira. Num estádio Arthur Ashe lotado em Nova Iorque, o sérvio de 36 anos bateu o russo Daniil Medvedev por 6-3, 7-6 e 6-3. 

O número 24 foi proeminente, pois a marca iguala o recorde absoluto da australiana Margaret Court (nos anos 60 e 70) – e tem agora mais dois que Rafael Nadal. Foi, também, o número usado pelo basquetebolista Kobe Bryant nos LA Lakers, que faleceu num acidente de helicóptero em 2020, e que decidiu homenagear. 

Momentos depois de vencer o encontro, mudou de t-shirt: a nova era azul clara com foto de ambos e a legenda Mamba Forever. Mamba era a alcunha de Kobe. Tinha também um casaco branco com o número 24 no peito. 

Djokovic no US Open

E explicou ainda no court a escolha da homenagem: «Kobe era um amigo próximo, falávamos muito sobre ter uma mentalidade vencedora. Quando eu estava a recuperar de uma lesão e a tentar voltar ao meu melhor, ele foi um dos que mme ajudou, ele estava lá para me dar qualquer conselho e qualquer tipo de apoio da forma amigável. Quando ele morreu fiquei muito afetado. Foi com o número 24 que ele se tornou uma lenda nos Lakers e do basquetebol, então pensei que poderia ser uma boa coisa simbólica de se fazer para sublinhar tudo que ele fez e representa.»

Com a vitória no último Grand Slam da temporada, Novak Djokovic volta a assumir esta segunda-feira a liderança do ranking ATP. O espanhol Carlos Alcaraz cai para segundo, à frente do finalista Medvedev.