Um clássico de decisões
Em dezembro, o Sporting infligiu a primeira derrota do FC Porto contra clubes nacionais Fotografia FPB

Um clássico de decisões

BASQUETEBOL20.04.202409:50

FC Porto recebe Sporting na Dragão Arena na penúltima jornada da fase regular. Leões em vantagem (2-1) esta época. Nortenhos têm de vencer para manter fator casa no ‘play-off’

Muito mais do que um clássico FC Porto-Sporting, já de si sempre expectante, a Dragão Arena assistirá, esta tarde (15h), à partida que irá centrar as maiores atenções da 21.ª e penúltima jornada da Liga Betclic pois pode decidir quem, na próxima semana, concluirá a fase inicial a deter o factor casa em todo o play-off: dragões ou águias? Ambos com 36 pontos, mas com os nortenhos a terem vantagem em caso de igualdade.

Após, na passada semana, a Ovarense, derrotou o FC Porto em Ovar, e CD Póvoa, fez o mesmo em casa à Oliveirense, terem baralhado as contas no topo, esta ronda apresenta-se como decisiva para muitas aspirações. Incluindo aqueles que ainda ambicionam passar ao play-off.

Mas é na cidade Invicta que FC Porto e Sporting se encontrarão pela quarta vez na época e com os lisboetas a levarem vantagem de 2-1 graças às vitórias na Liga (83-79) e Taça Hugo dos Santos (81-71) e tendo apenas perdido nos quartos de final para a Final Four da Taça de Portugal (81-79).

Liga Betclic - 21.ª jornada

Galomar-V. Guimarães, 15h
Imortal-Ovarense, 15h
FC Porto-Sporting, 15h
Benfica-CD Póvoa, 17h
Oliveirense-Portimonense, 17h
Esgueira-Lusitânia, 21h

Contra si os de Alvalade têm, no entanto, além das limitações por lesão, dois registo: até perder com a Ovarense o FC Porto vinha de sete triunfos a nível doméstico, quatro para o campeonato; e esta época ainda não perderam em casa contra adversários nacionais. Será a formação de Pedro Nuno Monteiro será a quebrar a invencibilidade?

«Ganhámos duas vezes e perdemos uma, para a Taça de Portugal, que podíamos ter vencido. Mas as circunstâncias mudaram, pois o plantel tem sido fustigado por uma série de lesões e teremos apenas dois estrangeiros. As nossa armas não são iguais às que tínhamos, mas a ambição e o querer ganhar existem. A única forma de competir é trabalhar, lutar e querer mais. Temos de ter mais vontade do que eles», referiu Pedro Nunes aos meios de comunicação do clube e sabendo que luta ainda com a Oliveirense pelo 3.º lugar, ambos têm 34 pts, mas os de Oliveira de Azeméis com vantagem.

«Não é um jogo de título, mas é muito importante para os nossos objetivos e para mantermos o primeiro lugar. Apesar de algumas lesões no Sporting, também as temos. Há que encarar o encontro de uma forma séria e coesa, voltando a ter o caráter e a personalidade que temos demonstrado em toda a época. Estas partidas [clássicos] são de grande intensidade e motivação. Sei que os jogadores vão estar altamente motivados e concentrados em fazer aquilo que nos habituaram», referiu por seu lado Fernando Sá.

À espera de tirarem beneficio mas também sem margem para deslizes, está o bicampeão Benfica, que recebe o Póvoa (15h), e a Oliveirense, que terá pela frente o Portimonense (17h).