Treinador dos Celtics quis desejar 'Feliz Natal' ao árbitro e teve de ser travado
Justin Van Duyne apita falta técnica ao treinador dos Celtics Joe Mazzulla

Treinador dos Celtics quis desejar 'Feliz Natal' ao árbitro e teve de ser travado

BASQUETEBOL20.12.202419:17

Joe Mazzulla de Boston ficou furioso com o árbitro Justin Van Duyne, que lhe marcou uma falta técnica no jogo e outra a Jaylen Brown durante momentos decisivos do 4.º período da derrota contra os Bulls e no final teve de ser afastado pelos adjuntos. Jayson Tatum também já tinha apanhado uma técnica por não concordar com uma decisão. Técnico justifica que só queria dar Boas Festas.

Sem que os Celtics alguma vez tenham conseguido fugir no marcador na visita dos Bulls no TD Garden – a maior vantagem dos campeões foram 8 pontos (32-24) aos 2m do 2.º quarto e com os visitantes a tomarem definitivamente a liderança (90-92) a 9.24m do fim -, após o apito final e com derrota por 108-117, o treinador Joe Mazzulla, conhecido por ser calmo e tranquilo, mesmo quando as coisas não correm bem, teve de ser afastado por elementos da sua equipa técnica para não se aproximar dos árbitros a meio-campo enquanto dirigia palavras àqueles.

Acabou mesmo por sair de campo acompanhado por um polícia, assim como elementos da segurança dos Celtics. Enquanto o conjunto de Chicago dominava o derradeiro quarto com parcial de 22-35, Mazzula, e as estrelas dos anfitriões Jaylen Brown (19 pts, 3 res, 4 ass) e Jayson Tatum (31 pts, 10 res, 4 ass) eram penalizados com uma fala técnica cada.  

Questionado na conferência de imprensa sobre o que queria dizer – e disse - aos árbitros, com particular incidência a Justin Van Duyne, enquanto era afastado pelos adjuntos, Mazzula, que provavelmente deverá ser penalizado pela Liga, não falou dos palavrões que proferiu e limitou-se a justificar: «Já não o via há algum tempo. Por isso, só lhe queria desejar um Feliz Natal e Boas Festas . Não tinha a certeza se os iria ver antes do feriado e não posso deixar passar um momento em que não lhes deseje o melhor, a eles e às suas famílias».

Tudo começara a aquecer a 5.55m do fim quando, depois de Brown reduzir a diferença a 96-99 e Tatum falhado um triplo que daria o empate, numa disputa de ressalto que deu bola ao ar, Van Duyne ter escolhido o base Payton Pritchard (14 pts, 6 res), de 1,85m, em vez de Brown (1.98m) para discutir o salto com Ayo Dosunmo (17 ps, 8 res, 4 ass), de 1,96m.

Brown e Mazzulla não concordaram e reclamaram e mal o técnico entrou em campo enquanto protestava foi imediatamente penalizado com falta técnica. Depois de Zach LaVine (36 pts, 6 res, 4 ass) ter cobrado o lançamento livre, Brown aproximou-se de Van Duyne para pedir explicações da técnica dada ao seu treinador e também ele foi brindado com outra.  

«Apenas não posso estar dentro de campo. O árbitro apenas estava a fazer seu trabalho e eu estava no campo», afirmou ainda sobre o incidente.

Quanto a Jaylen Brown, o MVP dos Finals da época passada contou a razão pela qual também levou falta técnica. «Fui multado há duas semanas por gestos impróprios que se determinou não fazerem parte do jogo, o que estava bem. Aceitei a multa. Mas em que parte do jogo é que um árbitro pode dar uma falta técnica inadvertida? Disse-lhe: ‘Marcaste uma falta técnica sem razão nenhuma’. Ele respondeu: ‘Se me disseres isso outra vez, marco outra técnica’. [Voltei a repetir]: ‘Marcaste uma técnica sem razão nenhuma. Então ele marcou a técnica».

«Foi tipo, meu, sai daqui. Não se pode ameaçar os jogadores com falta técnica. Isso também não faz parte do jogo. Querem multar as pessoas por gestos e essas coisas todas? Vamos a isso. Agora isto é uma grande treta».

«Isso podia ter sido evitado. O Joe não disse nada que merecesse uma técnica. E depois, quando chego ao pé de ti e dizes-me: ‘Estás a levar uma técnica sem qualquer razão‘. Como capitão, antes do jogo, aperto a mão a todos os árbitros, porque faço em nome da minha equipa. Posso falar. Por isso, quando digo: ‘Acabaste de dar uma técnico sem razão’, e tu respondes: ‘Se voltas a dizer isso, dou outra técnica’. E eu repito e tu apitas. Acabaste de utilizar o teu apito como uma ameaça. Isso também não faz parte do jogo. É tudo uma treta», concluiu Brown.