Hóquei em patins Treinador do Sporting falou em «corrupção» e foi suspenso dois meses
O treinador do Sporting, o hispano-argentino Alejandro Domínguez, cumpre dois meses de suspensão depois de considerado culpado no processo disciplinar relativo a «ameaça e ofensa à honra, consideração e dignidade» numa publicação na rede social Instagram.
Segundo o acórdão do Conselho de Disciplina (CD), o presidente do órgão equivalente da arbitragem, Orlando Panza, remeteu uma participação sobre uma publicação do técnico nas stories do Instagram. A 3 de maio último, Alejandro Domínguez escreveu «como é triste ver o nível de corrupção e de más intenções no exporte ao qual você dá a vida. Hoje eu só quero desistir».
O treinador requereu a conversão do processo de sumário para comum, considerando que o exercício dos seus direitos não se compadecia com a primeira forma. No entanto, «acabou por não apresentar defesa, não juntar documentos, não apresentar testemunhas e não solicitar qualquer diligência probatória», pode ler-se no acórdão.
Esta situação não impediu o CD de considerar que Alejandro Domínguez «ofendeu a integridade e reputação de todos os agentes desportivos envolvidos na modalidade em particular e na patinagem em Portugal, sendo estas afirmações susceptíveis de afetar a confiança do público na integridade das competições, bem como o seu sucesso e popularidade». A «qualidade de treinador» foi considerado um fator agravante.
Além de dois meses de suspensão, a pena inclui o pagamento de multa de 1520 euros. No entanto, o castigo não deverá interferir com a pré-época do Sporting, cujo primeiro compromisso oficial será a Elite Cup, em setembro.