Técnico fez manifestação à porta do IPDJ

Râguebi Técnico fez manifestação à porta do IPDJ

RÂGUEBI05.09.202322:00

Mais de meia centena de jogadores, sócios e elementos da Direção do Clube Rugby Técnico manifestaram-se pacificamente à porta da sede do Instituto Português da Juventude (IPDJ), em Lisboa.

Em causa está o longo diferendo jurídico que o clube da capital mantém com a Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) após a despromoção do emblema das Olaias ao último escalão competitivo decretada pela FPR na época 2021-2022. 

Suportado em duas decisões judiciais, Tribunal Arbitral do Desporto e Tribunal Central Administrativo Sul, que contrariam a decisão federativa, Pedro Lucas, líder dos engenheiros, entregou uma carta a Vítor Pataco, presidente do IPDJ.

No seguimento do encontro, à porta do instituto, o IPDJ emitiu um comunicado de seis pontos onde reforçou «disponibilidade para mediar uma solução com todas as partes pelo diálogo», lê-se na nota a que a A BOLA teve acesso.

Reforçando tratar-se de «um conflito entre clubes e federação» e apesar do «diferendo estar a ser dirimido nos tribunais», o instituto que tutela o desporto relembrou ter mantido em todo o processo «uma atitude conciliadora» e procurado «encontrar uma solução pela via do diálogo» a ser mediada pelo próprio presidente do IPDJ, Vítor Pataco. 

Apesar do CRT e a AEIST terem-se mostrados «disponíveis», a FPR «preferiu continuar a dirimir o conflito judicialmente», acrescenta o documento. 

«O IPDJ não pode ter outra postura que não a via do diálogo, perante as circunstâncias existentes, nem sobrepor-se aos tribunais, a quem cabe mandar executar as suas próprias decisões, pelo que as partes interessadas terão de aguardar pela resolução judicial do conflito», finalizou a nota do IPDJ.