Sporting enfrenta dragões vermelhos
No jogo em Lisboa, o Sporting perdeu por 15 pontos (FIBA)

Sporting enfrenta dragões vermelhos

BASQUETEBOL30.01.202423:00

Sporting visita os turcos do Bahcesehir, equipa invicta na 2.ª fase da Taça Europa

Dragões vermelhos. Não seria preciso escrever muito mais para se perceber que estamos perante um clube pouco amigável para o Sporting. Não bastava serem dragões como ainda são vermelhos. Falamos da alcunha do Bahcesehir, equipa turca que os leões vão tentar abater em jogo da Taça Europa.

Uma tarefa que não se espera nada fácil para a equipa de Pedro Nuno, pode dizer-se desde já. Na visita à Turquia, o Sporting vai ter pela frente o único adversário do grupo L que venceu os quatro jogos já disputados, todos por uma margem de dois dígitos e que na visita ao Pavilhão João Rocha ganhou por 82-67.

De resto, o treinador leonino reconhece a árdua tarefa que a sua equipa vai enfrentar na 5.ª jornada de uma prova na qual o conjunto turco somou apenas uma derrota… em outubro.

«O Bahçesehir é uma equipa de uma liga completamente diferente da nossa, que faz parte de um dos melhores campeonatos europeus, com várias equipas na Euroliga. É uma liga com um potencial completamente diferente do nosso. Por isso, sabemos que vai ser um jogo difícil, mas nós vamos com a ambição de ganhar, como fazemos em todos os jogos», assegura o técnico, em declarações ao site do clube. 

Pedro Nuno Monteiro, treinador do Sporting (FPB)

Depois de ter sentido que as distintas condições atléticas dos jogadores das duas equipas pesaram muito na derrota em Lisboa, Pedro Nuno diz que preparou a equipa para tentar combater essa situação.

«Temos de ter algum cuidado com isso, precisamos de deixá-los correr, retaliar sempre no mesmo sentido e atacar explorando os pontos menos fortes deles, que estão bem identificados. Além disso, temos de colocar um esforço extra e temos de ser competentes na hora de lançar ao cesto, sobretudo quando estamos sozinhos », defende.

O Sporting parte para a penúltima jornada da segunda fase em igualdade pontual com o Legia Varsóvia, que defronta o Jonava, derrotado em todos os jogos no grupo L. Os leões defrontam o conjunto polaco na última ronda com o objetivo de assegurar o segundo lugar, que dá o apuramento para os quartos de final da prova, mas um triunfo na Turquia permitiria dar um passe importante rumo a esse objetivo.

«Não ficará nada decidido, porque ainda teremos um jogo em casa, mas sabemos que, se ganharmos, daremos um passo enorme no nosso objetivo e é isso que vamos tentar fazer», assegura o treinador.

Apesar da época quase perfeita na Europa, em termos internos as coisas não estão a correr particularmente bem ao Bahcesehir, que só venceu uma das quatro jornadas disputadas em 2024 e ocupa o 11.º lugar da poderosa liga turca, mas que ainda no domingo obrigou o líder Fenerbahçe – equipa do top-5 da Euroliga – a jogar o prolongamento.

Agora cabe aos leões tentar aproveitar os ares turcos para abater os dragões vermelhos, num jogo marcado para as 16h.