Sporting derrota Fonte do Bastardo e vence Taça de Portugal!
Sporting conquista Taça de Portugal de voleibol (JOSÉ COELHO- Lusa)

Sporting derrota Fonte do Bastardo e vence Taça de Portugal!

VOLEIBOL24.03.202419:33

Final decidida em cinco sets

Foi preciso esperar. Foi preciso sofrer. Foram precisos cinco sets. E ir às vantagens na negra para encontrar o vencedor da edição de 2024 da Taça de Portugal.

Foram necessários seis matchpoints para os leões, que pelo meio anularam dois da Fonte do Bastardo. Mas o Sporting ganhou a competição ao vencer por 3-2 (25-16); (20-25); (25-22); (20-25) e (22-20) o jogo decisivo que se disputo em Viana do Castelo.

Quem diria, depois daquele primeiro set...

Os leões entraram fortíssimos na final, como mostram os números esclarecedores com que fecharam o primeiro set: 25-16. Um dia depois de afastar o Benfica (3-1), que conquistara as últimas duas edições.

O segundo parcial, porém, foi muito distinto e a Fonte do Bastardo liderou durante quase todo o tempo e empatou a partida com 25-20, com Romero a mostrar-se em grande nível, tanto no serviço como no ataque.

O terceiro set foi muito equilibrado, o conjunto açoriano esteve na frente durante grande parte, mas sem conseguir vantagens confortáveis e o Sporting foi mais consistente e teve Wagner em grande nível na ponta final para fechar em 25-22.

O quarto parcial voltou a ser grande equilíbrio e o conjunto açoriano voltou a superiorizar-se, a mostrar-se muito forte no bloco e a atacar a zona central, e repetiu o 25-20 do segundo set, levando a final para a negra.

E aí, foi sofrer, sofrer e voltar a sofrer um pouco mais. Para se perceber o equilíbrio do quinto set, basta dizer que a primeira vantagem de dois pontos surgiu apenas aos 12-10 e foi para o Sporting. Os leões tiveram o primeiro ponto para fechar a final aos 14-13, mas o jogo ainda tinha muito para dar... mesmo com os jogadores das duas equipas a mostrarem estar esgotados fisicamente.

Mas depois de o conjunto açoriano ter tido a possibilidade de terminar o jogo aos 16-15 e aos 17-16, foi mesmo o Sporting a mostrar nervos de aço para fechar o set e o jogo aos 22-20.

Os leões conquistam a quinta Taça do seu historial. O Benfica domina de forma clara a competição, com 20 triunfos, seguidos do Sp. Espinho que tem 12.

Também lhe pode interessar: Benfica levanta Taça de Portugal feminina de voleibol