Selecionador João José: «Felizmente funcionou!»

Voleibol Selecionador João José: «Felizmente funcionou!»

MODALIDADES04.09.202323:38

Ténico nacional afirma que dois objetivos estão concetizados com a passagem aos oitavos de final em 2.º do grupo e o porquê de ter passado o Alex Ferreira a oposto

Quem estava naturalmente satisfeito por não ter de esperar pelos dois últimos jogos de terça do Grupo D para saber se Portugal passava ou não aos oitavos de final do 33.º Campeonato da Europa de voleibol era o selecionador nacional João José após a vitória sobre a Turquia por 3-2 (26-24, 20-24, 15-25, 28-26, 15-13) na 5.ª ronda. 

Ele que teve de dar um berro e despertar ambições no 3.º set para que a Seleção não entregasse de bandeja o jogo aos turcos que ainda assim levaram a melhor nesse set por uma esmagadora diferença de 10 pontos.

«O primeiro e principal objetivo está alcançado, que era passar à próxima fase. O segundo também, porque ficámos no 2.º lugar e apanhámos o 3.º classificado da Poule B, que teoricamente nos será mais favorável, se bem que apenas no plano teórico, pois a partir daqui, como é a eliminar, todos jogam para ganhar e é para isso que temos de estar preparados».

«Vamos ter algum espaço para a equipa poder recuperar, pese embora ainda termos uma viagem para Varna [de Israel para a Bulgária]. Já no ano passado tínhamos colocado o Alex [Ferreira, 24 pts] a oposto e a experiência foi boa. Este ano achámos importante dar a oportunidade a outros de desempenhar essa função».

«A coisa tem corrido relativamente bem. Hoje, vimos que não estava a resultar e tentámos arranjar algo que mudasse o rumo do jogo e mexesse com a equipa que estava do lado de lá da rede e surgiu essa oportunidade e passámos o Alex para a saída, que é uma posição com a qual está bastante familiarizado. Felizmente funcionou», explicou ainda João José.

Uma das figuras da reviravolta no placard foi Lourenço Martins (23 pts) que recordou a habitual rivalidade e dificuldade que Portugal sente contra a Turquia. 
«Estamos muito felizes. Sempre que temos jogado contra Turquia temos perdido nos detalhes. No princípio tentámos o dar o melhor de nós para ganhar esta partida que era muto importante para nós. É incrível jogar pela Seleção. Estamos mesmo contentes».

«Penso que a chave para a vitória foi o nosso serviço ter melhorado um pouco e as jogadas do Alex [Ferreira] foram sensacionais, ajudaram a abrir um pouco junto à rede e forçamos a Turquia a cometer alguns erros. Agora teremos de esperar pelos próximos jogos [para saber o próximo adversário] e claro que o objetivo só pode ser ganhar.»