Mundial Seleção Nacional já está em Perpignan
Cidade francesa da região de Occitane será o quarter-general dos lobos, que se estreiam na competição a 16 de setembro, frente a Gales
Portugal já está instalado em Perpignan, quartel-general da Seleção Nacional para o Campeonato do Mundo de râguebi a decorrer em França, de 8 de setembro a 28 de outubro.
Com o rótulo do Ministério da Cultura de Cidade da Arte e História, plantada nos Pirenéus Orientais franceses, região de Occitanie a 30 quilómetros de distância da fronteira catalã (Espanha) e a cerca de meia dúzia do mediterrâneo, o município onde mora uma diáspora de mais 60 mil portugueses, e naturalmente se fala português, recebe o grupo liderado por Patrice Lagisquet, selecionador de Portugal desde 2019.
Os 33 lobos, e restante comitiva lusa, estão, desde esta segunda-feira, hospedados no hotel Villa Dufflot (unidade hoteleira de charme de 4 estrelas e 52 quartos de decoração Art Deco), porto de abrigo submerso num pulmão verde de 1,5 hectares dotado de todas as mordomias, com piscina, spa e camas king size para repouso, em especial, dos avançados (2.ª e 3.ª linhas).
Quatro quilómetros e dez minutos separam o local de descanso da zona de treinos, no Parc du Sport, complexo multidesportivo dotado de dois campos de râguebi de relva natural.
A folha de Excel regista três dias para puxar pelo físico (2.ª, 4.ª e 6.ª). Hoje, 3.ª-feira (17 horas), contempla a apresentação, pela primeira vez, da seleção à comunicação social (Parc du Sport). Na próxima 5.ª-feira (entre as 15 e 16.45 horas) decore o welcome ceremony, as boas-vindas oficiais organizadas pela World Rugby.
Na Ancienne Eglise des Carmes, igreja de estilo gótico (construída entre 1333 e 1342), a cerimónia oficial cumpre regras protocolares. Os 33 lobos devem apresentar-se vestidos a preceito, isto é, de fato e gravata, uma exigência imposta pela entidade organizadora dos Mundiais, para receberem um... chapéu.
A tradição teve origem na primeira edição da entrega do Troféu Webb Ellis em 1987, Campeonato do Mundo que decorreu na Austrália, gesto outrora demasiado formal e escondido na privacidade dos hotéis das equipas, mas que, a partir de 2015, em Inglaterra, ganhou contornos e tons de fanfarra e festividade.
No Grupo C, Portugal estreia-se no Mundial frente ao País de Gales, a 16 de setembro, em Nice. Defronta depois Geórgia (23 de setembro), Austrália (1 de outubro) e Ilhas Fiji (8 de outubro).