Basquetebol Portugal ‘tramado’ pela NBA (vídeo)
Portugal perdeu com a Bósnia-Herzegovina na estreia do Torneio de pré-Qualificação Olímpica, por 75-84 (24-17, 16-20, 14-21 e 21-26), em jogo do grupo B realizado na Arena de Gliwice, na Polónia, um dos países anfitriões da competição a par da Estónia.
No entanto, o desaire dos comandados de Mário Gomes também pode ser ‘visto’ metaforicamente como o desaire de Portugal com a NBA, pois foram dois dos bósnios que atuam na liga norte-americana, a mais mediática de basquetebol do Mundo, Juseff Nurkic, dos Portland Trail Blazers e Luka Garza, dos Minnesota Timberwolves, os principais responsáveis pela força adversária que não contrariou a liderança portuguesa ao intervalo (40-37), mas conseguiu aniquilar o jogo exterior – 12 triplos contra cinco dos bósnios - que ia enchendo a Seleção de esperança.
Foi, todavia, aí, aniquilando o jogo interior luso que os experientes basquetebolistas que militam na NBA fizeram estragos no plano de jogo português, abrindo espaço para a recuperação da equipa dos Balcãs. Juseff Nurkic assinou 17 pontos e Luka Garza 15 e 12 ressaltos.
Ainda assim, a Seleção Nacional entrou no quarto período a período a perder por apenas quatro pontos, chegando a estar empatado. Nos derradeiros minutos, uma falta num lançamento exterior permitiu que a desvantagem dilatasse para sete pontos e o extremo Dzanan Musa, melhor pontuador dos bósnios, causou mossa a Portugal que teve em Travante Williams (19 pontos) e Rafael Lisboa (22) as duas principais figuras
Portugal volta a jogar esta segunda-feira, tendo a Hungria por adversária.